Contagem regressiva para o 17º Festival de Música começa neste sábado

A partir de 06 de setembro Itajaí se transforma na capital da música
Data de inclusão: 29/08/2014 17:26

Neste sábado (30) começa a contagem regressiva para o 17º Festival de Música de Itajaí. A partir daí, falta apenas uma semana para a cidade se transformar na capital da música. E quem abre a programação é a cantora Maria Rita, com show gratuito no Centreventos, no sábado (06), às 20h. Também terão entrada gratuita a Noite de Corais, no dia 08 de setembro, às 21h, no Teatro Municipal e a Gafieira do Bebê, no dia 11 de setembro, às 22h, na Sociedade Fazenda.

Já os shows de Rosa Passos, no domingo (07); Hamilton de Holanda, na terça-feira (09); Pascoal Meirelles Quarteto com Rique Pantoja, Arthur Maia e Marcelo Martins, na quarta-feira (10); e Léo Gandelman, na sexta-feira (12); são pagos. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 50,00 (inteiro) e R$ 25,00 (meia entrada). Quem levar um quilo de alimento não perecível também paga meia entrada. Esses shows ocorrem no Teatro Municipal, às 21h.

Mas, não são apenas shows que garantem a importância do Festival de Música de Itajaí. Durante o evento, são ministradas 33 oficinas por músicos renomados internacionalmente. Dentre eles, Roberto Schkolnick - vencedor do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “Songbook de Adoniran Barbosa – 100 Anos”; Pascoal Meirelles – baterista, compositor, arranjador e chefe de conjunto ele foi primeiro baterista brasileiro com formação em nível superior. Em Itajaí Pascoal comemora 50 anos de carreira e 70 anos de idade; Leo Gandelman, um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, eleito por 15 anos consecutivos como “melhor instrumentista” pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil. E ainda, Carlos Bala - baterista que já acompanhou grandes nomes da MPB como Gal Costa, Marina Lima, Emílio Santiago, Djavan, Simone, João Bosco, Maria Bethânia, Chico Buarque, Sandra de Sá, Nana Caymmi, Caetano Veloso, entre outros.

Cerca de 900 pessoas devem participar das oficinas. Há cursos para músicos profissionais, estudantes ou professores de música, pedagogos, cantores ou regentes de coro, atores ou cantores de musicais e crianças. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Cultural (www.fundacaocultural.itajai.sc.gov.br) no banner localizado no lado direito do portal. Cada inscrição custa R$ 40,00 e dará ao aluno o direito de receber certificado de participação e material didático. Estudantes pagam R$ 20,00. As aulas iniciam na segunda-feira dia 08 de setembro e vão até 12 de setembro. E as inscrições seguem até enquanto houver vagas.

E tem mais! A programação paralela vai ter Cine Música com exibição de Ostinato - Na trilha de Pascoal Meirelles e Aitaré da Praia com sonorização ao vivo da Blind Sound Orchestra; Conversa Afinada com Alessandro Kramer, Arthur Maia e Marcelo Martins; show exclusivo com Sandro Albert Quarteto; A Música Invade a Cidade; Jam Session e Choro no Mercado. Confira a programação completa no site da Fundação Cultural de Itajaí (www.fundacaocultural.itajai.sc.gov.br).

Informações Adicionais:

Conservatório de Música