Premiados os vencedores do Torneio Leiteiro

Banho de leite nos produtores campeões é tradição na Festa Nacional do Colono
Data de inclusão: 27/07/2014 14:30

Foram premiados no fim da manhã deste domingo (27) os vencedores do 19º Torneio de Gado Leiteiro da Festa Nacional do Colono. E, mantendo a tradição do evento, os vencedores receberam o banho de leite para celebrar a sua conquista. Neste ano, o Torneio Leiteiro contou com a participação de 13 animais, cinco da raça Holandesa e oito na raça Jersey.

No torneio leiteiro, foram feitas quatro ordenhas com os animais inscritos – duas na sexta-feira e duas no sábado, sempre as 07 e 19 horas. Na Raça Jersey, categoria até 36 meses, o primeiro lugar ficou com o produtor Hermínio Bonacolsi, da cidade de Laurentino, com produção total de 43,22 litros (média de 10,8 litros por ordenha). O segundo lugar coube a Werner Santanna, de Presidente Getúlio, com 43,18 litros e na terceira colocação, novamente Hermínio Bonacolsi, de Laurentino, com 42,35 litros.

Ainda na raça Jersey, mas agora para os animais com mais de 36 meses, nova vitória de Hermínio Bonacolsi, com produção total de 54,69 litros – média de 13,67 litros por ordenha. Na segunda colocação ficou o animal da produtora Maria Rosinetti Effting, de Braço do Norte, com 50,12 litros de leite produzidos e em terceiro lugar, mais uma vez Hermínio Bonacolsi foi premiado, com produção total de 49,32 litros nas quatro ordenhas.

Já na raça Holandesa, todos os animais inscritos pertencem ao produtor Artur Geiser, de Presidente Getúlio. Na categoria até 36 meses, a vaca campeã produziu 82,76 litros – média de 20,69 litros por ordenha; e a segunda colocada fez 67,57 litros. E entre as chamadas ‘vacas adultas’, com mais de 36 meses, a campeã somou 107,75 litros – média de 26,93 litros por ordenha; a segunda colocada fez 92,54 litros e 76,33 litros nas quatro ordenhas.

A 32ª Festa Nacional do Colono começou na quinta-feira (24) e segue até a noite deste domingo (27) no Parque do Agricultor Gilmar Graf, na comunidade da Baía.

Premiados os vencedores do Torneio Leiteiro