Encerra nesta sexta-feira (25) o prazo para vistorias do Transporte Escolar

Secretaria de Segurança aguarda ainda 30 veículos
Data de inclusão: 24/07/2014 15:32

Dos 70 veículos que compõem a frota do transporte escolar no município, apenas 41 passaram pela vistoria obrigatória até esta quinta-feira (24). O número de irregularidades encontradas também é expressivo - até o momento apenas 27 veículos passaram pela vistoria e estão aptos a realizar o transporte de crianças. O atendimento encerra nesta sexta-feira (25).

A fiscalização - que atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é realizada duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Somente as vans que possuem o selo de autorização podem realizar o transporte escolar. Caso o veículo não realize a vistoria ou não esteja de acordo com o exigido, a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade.

O procedimento, que iniciou nesta segunda-feira (21) é rápido, nele são analisados itens importantes de segurança como faixas laterais e traseiras amarelas e a indicação “Escolar”; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; cintos de segurança; pneus; higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos. Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria “D” e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Conforme os agentes que estão realizando a vistoria, dos 41 veículos já analisados, apenas 27 estão de acordo com a lei. Os demais terão até esta sexta-feira (26) para se regularizar. “São pequenos detalhes, mas que precisam ser ajustados para que se tornem aptos e recebam o selo. Estamos encontrando pneus carecas, extintor vencido, falta do adesivo “como estou dirigindo” com o número da prefeitura, entre outros”, relatam.

Os motoristas que deixaram para o último dia devem ter que enfrentar uma espera maior para o atendimento. “Amanhã (sexta-feira) aguardamos cerca de 30 motoristas que estão cadastrados e ainda não fizeram a vistoria, além, dos que ficaram pendentes com algum item”, confirmam os agentes.

O serviço será realizado das 14h às 18h na própria Secretaria de Segurança, localizada na Rua Blumenau nº 1.500, na Barra do Rio.

--------------------------------

Secretaria de Segurança