Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Velejadores da ANI se preparam para a maior Semana de Vela da América Latina

Competição será de 19 a 26 de julho no litoral paulista
Data de inclusão: 11/07/2014 16:10

A Associação Náutica de Itajaí (ANI) será representada por 13 tripulantes a bordo do veleiro Amazonas durante a 41ª Ilhabela Sailing Week, em Ilhabela (SP). Em um dos eventos náuticos mais tradicionais do continente, a equipe de Itajaí será a única representante da cidade entre os mais de 130 veleiros nas raias do litoral paulista, durante os dias 19 a 26 de julho. O time de vela partirá do píer da Vila da Regata no próximo dia 14, com previsão de chegada a Ilhabela na manhã do dia 16, onde fará o último treino antes do início da competição.

A equipe formada por 13 integrantes mescla velejadores experientes, que carregam mais de sete participações na competição em seus currículos, e estreantes que terão a oportunidade de velejar na tradicional regata pela primeira vez. No comando do veleiro Amazonas, que levará a bandeira da ANI pela classe RGS, está o capitão Eduardo Zanella, de 46 anos.

Com 24 anos de experiência e um dos membros da equipe que mais vezes velejou em Ilhabela, Eduardo já sabe qual será a estratégia para tirar o melhor rendimento de uma equipe tão variada: “Vai ser uma semana muito técnica, por isso a gente tem expectativa maior sobre a regata de percurso”, explica fazendo referência à mais longa regata do evento, que contornará o arquipélago de Alcatrazes, localizado a 45 quilômetros da costa brasileira.

O desafio em volta das ilhas, chamadas de “Galápagos brasileira”, soma um percurso de 60 milhas náuticas, aproximadamente 111 km. A confirmação do trajeto na programação de Ilhabela foi dada no início desta semana, após a Marinha do Brasil e a Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, autorizarem o tráfego náutico na região. O tiro de largada para esta regata será dado no domingo, dia 20.

Ilhabela é a vitrine da vela brasileira no exterior

Além dos velejadores compartilharem suas experiências durante os nove dias de provas, um dos objetivos da equipe da ANI é levar o nome da Semana da Vela de Itajaí para dentro do evento de vela brasileiro mais reconhecido aqui e no exterior. O grupo, que participará da disputa com recursos próprios, levará a bordo o convite da segunda edição da Semana da Vela de Itajaí, confirmada para acontecer em junho do ano que vem. “Essa convivência com o pessoal da região sudeste do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, vai ser muito importante para que a gente divulgue o que temos feito por aqui”, garante Claudio Copello, presidente da ANI. A estimativa é de quase mil velejadores estarem presentes em Ilhabela vindos de diversos estados brasileiros e do exterior.

Características do veleiro de Itajaí

O Amazonas é um barco projetado pelo engenheiro uruguaio Horácio Carabelli, mas sua formação é totalmente catarinense. O casco foi construído em Biguaçu e o interior, pelo estaleiro Macarini, em Navegantes, com seu formato inspirado no veleiro Lendário II, barco-escola da ANI que durante anos foi utilizado para ensinar a comunidade local sobre a arte da marinharia. Ele tem 21,55 m de comprimento, 5,6 de largura e 2,70 de calado. Esse monstro do mar, que pesa 55 toneladas, competirá entre os veleiros da classe RGS.

Serviço:

O que: ANI participa da mais tradicional semana da vela da América Latina

Quem: 13 velejadores da Associação Náutica de Itajaí (ANI)

Quando: De 19 a 26 de julho de 2014

Onde: Ilhabela (SP)

Como: A bordo do veleiro Amazonas

 

------------------------- 

Texto: Assessoria de Comunicação da ANI

Telefone:  9918-1618
 

Imagens relacionadas

Velejadores da ANI se preparam para a maior Semana de Vela da América Latina
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí