III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí ocorre nesta sexta-feira

Programação tem palestra e eleição do Conselho Municipal
Data de inclusão: 02/07/2014 10:23

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (COMSEA) promove nesta sexta-feira (04), às 09 horas, o III Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.

A programação inicia com a palestra “Atuação da Sociedade Civil em Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional”, que será ministrada pelo presidente do CONSEA de Santa Catarina, Marcos José de Abreu. Em seguida será realizada a eleição das entidades não governamentais que irão compor COMSEA no próximo biênio (2014-2016).

A eleição deverá indicar as entidades ou setores não governamentais para ocuparem cada uma das seguintes representações:

- Movimentos populares com interfaces nas questões de segurança alimentar e nutricional (quatro vagas);

- Entidades sindicais e associações patronais (três vagas);

- Instituições de ensino privado técnico/superior e de pesquisa – (duas vagas);

- Entidades de portadores de patologias, de entidades de portadores de deficiências e entidades prestadoras de serviços na área da assistência social vinculados à família – (quatro  vagas);

- Classe de profissionais liberais ligados, preferencialmente, à área de segurança alimentar e nutricional (duas vagas);

- Organização de trabalhadores (três vagas)

O COMSEA Itajaí foi instituído há dez anos, por meio da Lei Municipal nº 3.990/2003, com nova redação dada pela Lei Municipal nº 6.213/2012. Este conselho tem 27 representantes, sendo 2/3 da sociedade civil (n=18) e 1/3 representantes governamentais (n=9). O mandato dos conselheiros é de dois anos.

“A próxima gestão terá o desafio de contribuir para implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), em nível municipal, bem como a instituição da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí”, ressalta Elinia da Silva Mateus Melnek, Presidente do COMSEA Itajaí.

--------------------------------

Elinia da Silva Mateus Melnek - Presidente do COMSEA Itajaí