Oferta de empregos dá um salto em Itajaí no primeiro trimestre do ano

De janeiro a março, foram gerados 95,81% novos empregos na comparação com todo o ano passado
Data de inclusão: 22/05/2014 08:21

O número de novos empregos deu um salto em Itajaí no início deste ano. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER) revelam que durante os doze meses do ano passado, foram gerados 2.667 novos empregos na cidade, enquanto que somente no período de três meses deste ano – entre janeiro e março – já foram ocupados 2.555 novos postos de trabalho, o que representa um índice de 95,81% com relação a todo o ano de 2013.

A política de valorização do trabalho com cursos profissionalizantes gratuitos no município e o número de contratações revelam o quanto os profissionais itajaienses estão qualificados. Os números são animadores. Neste primeiro trimestre de 2014, os três principais setores responsáveis pelas contratações em Itajaí foram a Indústria da transformação, a área de serviços e a construção civil.

“No fim de ano as empresas contratam trabalhos temporários e depois acabam efetivando, e também alcançamos estes expressivos números em função de novas empresas que se instalaram no município, como supermercados, empreendimentos da construção civil, lojas de serviços, e empresas que estavam em construção e agora começaram a contratação", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico”, Onézio Gonçalves Filho.

Ainda de acordo com os números da SEDEER, durante todo o ano de 2013, os setores que mais se destacaram, confirmando que são os segmentos que mais têm se fortalecido no município, foram o portuário e de logística, da construção civil e da extração de petróleo. Apenas na área de transporte rodoviário de cargas, por exemplo, foram geradas 548 novas contratações.

Outras 291 para o setor de extração de petróleo. Já o segmento de preservação do pescado e fabricação de produtos do pescado somou 223 novas contratações; o comércio atacadista de carnes e pescado contratou 219 novos trabalhadores. Na área de logística, o setor de armazenamento registrou 197 novas contratações, a construção de edifícios teve 153 novos funcionários contratados, o setor de alimentação e bebidas registrou mais 143 novos empregos e a área de incorporação de empreendimentos imobiliários, 139 novas contratações.

Informações adicionais:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico