Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas

O órgão ainda participa de operações em conjunto com as demais forças de segurança da cidade
Data de inclusão: 28/03/2024 15:57

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí (GMI) completou cinco anos de fundação neste mês de março. Uma cerimônia comemorativa foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Regional de Inovação - Elume Parque Tecnológico, localizado na Itaipava. O efetivo da GMI atendeu mais de 20 mil ocorrências desde a implantação e se consolida como uma importante estratégia para garantia da segurança pública. O órgão ainda participa de operações em conjunto com as demais forças de segurança da cidade, entre elas as Polícias Civil e Militar.

“Estes cinco anos são importantes, pois consolidam a Guarda Municipal como parte da segurança pública da nossa cidade, o trabalho realizado e os resultados apresentados pelo órgão foram altamente positivos. O objetivo agora é aumentar ainda mais esse efetivo e melhorar a estrutura da GMI para que a nossa cidade continue sempre segura”, destaca o vice-prefeito Marcelo Sodré.

A Guarda Municipal foi fundada com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e de forma articulada e democrática com entidades parceiras. Cumprimento de mandado de prisão ativo, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, embriaguez ao volante e apoio a acidentes de trânsito estão entre os mais de 20 mil atendimentos prestados junto à população itajaiense.

“A Guarda Municipal é de extrema importância para a comunidade itajaiense. Além disso, o desempenho do órgão e a integração das forças de segurança no nosso município foram fundamentais para conseguirmos alcançar índices históricos na segurança pública. Estamos integrados junto à comunidade, prestando auxílio e dando um pouco mais de esperança e segurança à população”, afirma o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior.

A Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e, atualmente, conta com 82 agentes e 18 viaturas que integram as forças de segurança. O efetivo atua no patrulhamento de toda a cidade, dos bairros até a zona rural.

Nestes cinco anos de atuação, a parceria com outros órgãos municipais, entre eles a Defesa Civil, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e as secretarias de Saúde e Assistência Social, contribuiu tanto para a capacitação dos agentes quanto para a resolução de ocorrências. “É fundamental comemorar esse marco na segurança pública da cidade e valorizar o trabalho dos guardas municipais que diariamente deixam suas famílias em casa para servir e proteger a população, colocando sua vida em risco em prol da comunidade”, ressalta o coordenador do órgão, Jonata Elison Mendonça.

Estrutura da base operacional

A base operacional da GMI, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária, bem como situações de calamidade pública. A estrutura contribui para o monitoramento da cidade e atendimento de ocorrências com maior eficiência.

O início da Guarda Municipal

O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições contabilizou 17 mil candidatos interessados. Destes, mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade da capacitação teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais, com uma carga horária total de 850 horas.

No ano seguinte, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

A formatura do treinamento do curso de legislação de trânsito em junho de 2019 marcou a última etapa de preparação dos guardas. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município. 

Imagens relacionadas

Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí