Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas

Data de inclusão: 28/03/2024 15:57

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí (GMI) completou cinco anos de fundação neste mês de março. Uma cerimônia comemorativa foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Regional de Inovação - Elume Parque Tecnológico, localizado na Itaipava. O efetivo da GMI atendeu mais de 20 mil ocorrências desde a implantação e se consolida como uma importante estratégia para garantia da segurança pública. O órgão ainda participa de operações em conjunto com as demais forças de segurança da cidade, entre elas as Polícias Civil e Militar.

“Estes cinco anos são importantes, pois consolidam a Guarda Municipal como parte da segurança pública da nossa cidade, o trabalho realizado e os resultados apresentados pelo órgão foram altamente positivos. O objetivo agora é aumentar ainda mais esse efetivo e melhorar a estrutura da GMI para que a nossa cidade continue sempre segura”, destaca o vice-prefeito Marcelo Sodré.

A Guarda Municipal foi fundada com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e de forma articulada e democrática com entidades parceiras. Cumprimento de mandado de prisão ativo, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, embriaguez ao volante e apoio a acidentes de trânsito estão entre os mais de 20 mil atendimentos prestados junto à população itajaiense.

“A Guarda Municipal é de extrema importância para a comunidade itajaiense. Além disso, o desempenho do órgão e a integração das forças de segurança no nosso município foram fundamentais para conseguirmos alcançar índices históricos na segurança pública. Estamos integrados junto à comunidade, prestando auxílio e dando um pouco mais de esperança e segurança à população”, afirma o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior.

A Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e, atualmente, conta com 82 agentes e 18 viaturas que integram as forças de segurança. O efetivo atua no patrulhamento de toda a cidade, dos bairros até a zona rural.

Nestes cinco anos de atuação, a parceria com outros órgãos municipais, entre eles a Defesa Civil, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e as secretarias de Saúde e Assistência Social, contribuiu tanto para a capacitação dos agentes quanto para a resolução de ocorrências. “É fundamental comemorar esse marco na segurança pública da cidade e valorizar o trabalho dos guardas municipais que diariamente deixam suas famílias em casa para servir e proteger a população, colocando sua vida em risco em prol da comunidade”, ressalta o coordenador do órgão, Jonata Elison Mendonça.

Estrutura da base operacional

A base operacional da GMI, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária, bem como situações de calamidade pública. A estrutura contribui para o monitoramento da cidade e atendimento de ocorrências com maior eficiência.

O início da Guarda Municipal

O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições contabilizou 17 mil candidatos interessados. Destes, mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade da capacitação teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais, com uma carga horária total de 850 horas.

No ano seguinte, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

A formatura do treinamento do curso de legislação de trânsito em junho de 2019 marcou a última etapa de preparação dos guardas. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município.