Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Desenvolvimento Social inicia força tarefa para diminuir população em situação de rua

A partir desta quarta-feira (11) até domingo, equipes vão realizar rondas em todo o município
Data de inclusão: 10/01/2017 18:17

Parar nos semáforos de Itajaí tem sido um desafio e tanto. Em diferentes bairros do município, a população em situação de rua tem feito abordagens constantes e intensas, especialmente agora durante o verão. Para coibir a prática, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inicia nesta quarta-feira (11) uma força tarefa para fazer o mapeamento dos locais e identificação deste público para dar os encaminhamentos adequados.

A iniciativa é uma solicitação do prefeito Volnei Morastoni, que esteve reunido na terça-feira (09) com representantes de diversas secretarias e com a Polícia Militar, para montar um plano de ação para o enfretamento efetivo da situação.

De quarta ao próximo domingo, equipes da Secretaria de Desenvolvimento vão fazer a identificação dos locais onde se concentram as pessoas em situação de rua (quando moram na rua), em situação na rua (quando passam o dia perambulando, mas têm onde dormir), migrantes, pessoas em trânsito (de passagem para outros município) e ainda vendedores ambulantes. Serão realizadas rondas nos períodos matutino, vespertino e noturno. A força tarefa vai percorrer pontes, praias, casas abandonadas, praças, viadutos e semáforos.

Com este levantamento, o objetivo é buscar alternativas em conjunto com diferentes secretarias a fim de propiciar condições para que essas pessoas consigam deixar as ruas e viver com autonomia e dignidade.

“Precisamos reorganizar esse serviço que não vinha sendo feito e atuar de forma intensa em todos os locais do município, para que possamos mapear, cadastrar, fazer a triagem e encaminhar estas pessoas aos serviços sociais e de saúde que temos no município”, comenta a secretaria Neusa Maria Vieira Geraldi.

O Desenvolvimento Social também pede que a comunidade não dê esmolas nos semáforos, pois a prática incentiva a permanência desta população nas ruas. Neusa ressalta que o município dispõe dos serviços para acolhimento, como a Casa de Passagem, e encaminhamento desta população.

A força tarefa conta com o apoio direto das secretarias de Saúde, Obras, Urbanismo e Polícia Militar.

________________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Neusa Maria Vieira Geraldi (Secretária)
(47) 3248-0800

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Imagens relacionadas

Desenvolvimento Social inicia força tarefa para diminuir população em situação de rua
Desenvolvimento Social inicia força tarefa para diminuir população em situação de rua
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí