Imóveis verificados em 20 dias somam 49 mil no combate ao Aedes em Itajaí

Esta semana se completa o primeiro ciclo de vistorias na cidade
Data de inclusão: 10/02/2016 19:38

A Sala de Situação de Itajaí informa os números da produção efetuada pelos agentes comunitários e agentes de endemias em seis pontos da cidade nesta quarta-feira (10), vigésimo dia das atividades de campo do trabalho de intensificação à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Imóveis visitados: 523
Imóveis fechados: 83
Recusas: 01

Desta forma, o total parcial acumulado após 20 dias de ação é o seguinte:

Imóveis visitados: 49.112 (76,90%)
Imóveis fechados: 14.123 (22,11%)
Recusas: 433 (0,68%)
Imóveis Não visitados: 193 (0,30%)

Enquanto equipes atuam nas vistorias para fechar os imóveis que faltam ser verificados no Centro, outras equipes atuam na Barra do Rio, Fazenda, Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros em busca de recuperar os imóveis que, na passagem dos agentes, estavam fechados.

Tipos de resíduos

Em relação aos tipos de resíduos identificados e eliminados dos imóveis durante as verificações, os números de quarta-feira foram os seguintes:

TIPO B: 34 - pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

TIPO D1: 26 - lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

TIPO D2: 03 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 262

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 00 (caixas, lajes, calhas)

Com isso, o total parcial de resíduos eliminados soma:

TIPO B: 4.571 - pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

TIPO D1: 5.602 - lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

TIPO D2: 138 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 15.537.899

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 222 (caixas, lajes, calhas)

O trabalho

O primeiro ciclo de visitas aos imóveis em áreas de infestação em Itajaí iniciou no dia 12 de janeiro e conforme estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, deve ser concluído até 12 de fevereiro.

Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

Inicialmente, a meta de Itajaí era vistoriar 57 mil imóveis por ciclo, considerando as visitas em prédios até o terceiro andar, no Centro e nos oito bairros infestados (Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária e Fazenda). No entanto, após o início do trabalho de campo, o município decidiu verificar a totalidade dos imóveis verticalizados, o que aumentou o universo a ser atingido na ação para 63.862.

------------------------------

Secretaria de Saúde | Programa de Combate à Dengue