Mudança de cálculo do IBGE coloca Itajaí como segundo PIB de SC

Apesar da economia da cidade ter crescido 12,5%, posição caiu devido ao novo cálculo
Data de inclusão: 18/12/2015 18:15

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (18) um novo ranking das cidades mais ricas de Santa Catarina tendo como base a nova metodologia implantada este ano, que incluiu dados que não existiam, deslocou informações e mudou a classificação de alguns itens. Com o novo cálculo, a indústria de transformação ganhou mais força que as exportações e as atividades portuárias. Com a mudança Joinville voltou a ser o primeiro PIB de Santa Catarina e Itajaí, apesar de ter crescido 12,5% entre 2012 e 2013, está novamente na segunda posição.

“Se a base de cálculos tivesse sido mantida, continuaríamos na primeira posição com um PIB de R$ 22,1 bilhões”, avalia o prefeito Jandir Belllini. Os dados divulgados agora correspondem ao ano de 2013, quando, de acordo com o IBGE a economia de Itajaí se manteve em crescimento, não apresentando nenhuma retração.

“Somos líderes na geração de tributos federais em Santa Catarina, e o próprio IBGE enalteceu a potencialidade de Itajaí devido à sua localização estratégica, atividade portuária, indústria, comércio e turismo. Não vejo com frustração esse novo ranking, pois não é uma competição. Nosso objetivo é fazer com que Itajaí continue crescendo assim como Santa Catarina”, finaliza o prefeito.

Com o novo balanço do IBGE, Joinville tem um PIB de R$ 21,9 bilhões; Itajaí de R$ 15,3 bilhões e Florianópolis vem logo a seguir, com R$ 14,6 bilhões.

O novo cálculo do PIB foi aperfeiçoado para seguir padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial e que devem ser adotados pelos países até 2016. A mudança serve para garantir uma comparação e calibragem mais apurada entre as economias. Na prática, itens antes considerados como despesa passaram a integrar investimentos.

Para saber mais sobre a nova metodologia, clique aqui.

Informações Adicionais:

Mudança de cálculo do IBGE coloca Itajaí como segundo PIB de SC