Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Tenistas conquistam título nas Paralimpíadas Escolares

Jucélio Torquato, João Henrique e Luiz Meriz integraram a equipe de SC
Data de inclusão: 27/11/2015 17:55

Os paratletas da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Jucélio Torquato e Luiz Meriz, ajudaram Santa Catarina conquistar o título da modalidade nas Paralimpíadas Escolares, nesta sexta-feira (27), em Natal (RN). Torquato foi campeão e Meriz foi vice-campeão da competição.

O ouro de Jucélio Toquarto veio na categoria A para competidores entre 14 e 15 anos, enquanto Luiz Meriz foi prata na B diante de competidores com 16 e 17 anos. João Henrique, também integrante da equipe catarinense, foi 5° lugar. Além destes resultados individuais, os dois garantiram a medalha dourada nas duplas.

Meriz foi descoberto por medalhista do Parapan

Foi em 2012, na tradicional Festa do Colono, em Itajaí, sua cidade-natal, que Luiz teve seu primeiro contato com Flávio Reitz, que ainda não havia se tornado vice-campeão parapan-americano do salto em altura, classe F42. No entanto, ele se prontificou a falar com os pais do garoto. Por meio da esposa, coordenadora de um projeto com esporte paralímpico em Santa Catarina, o saltador apresentou Luiz ao esporte, de onde não sairia mais.

Os dois têm mais em comum do que apenas o local em que residem. A exemplo de Flávio, Luiz também teve sua perna esquerda amputada por causa de um osteossarcoma – câncer que desenvolve-se nos ossos, especialmente os membros inferiores. O jovem praticou atletismo por três meses, até começar no tênis em cadeira de rodas, onde se encontrou. Apesar de ter optado por uma modalidade diferente, Luiz não se esquece de quem abriu as portas do esporte a ele.

“O Flavio Reitz é quase como um irmão para mim. Ele sempre me ajudou e até hoje, quando eu preciso de alguma coisa, ele está lá para nos ajudar. É uma pessoa muito especial na minha trajetória”, afirmou o garoto de 16 anos.

O catarinense chegou à decisão do torneio nas Paralimpíadas Escolares após a vitória sobre Caio Gonçalves, do Rio de Janeiro, por 2 a 0, parciais de 7-5 e 6-2. A final será diante do mineiro Fábio Bernardes, no saibro do Aeroclube de Natal.

“Ele tem uma técnica muito apurada e tem evoluído bastante. O técnico da Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas tem a intenção de levá-lo para uma semana de treinamento. Vemos ele como o nome que irá substituir os que já se estabeleceram no esporte”, disse a técnica de Luiz Henrique, Marisa Ferreira da Rosa.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

_____________________
Informações adicionais:

Marisa Ferreira – técnico de tênis em cadeira de rodas

(47) 9721-2110

Imagens relacionadas

Tenistas conquistam título nas Paralimpíadas Escolares
Tenistas conquistam título nas Paralimpíadas Escolares
Tenistas conquistam título nas Paralimpíadas Escolares
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí