Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa renova sistema de decantação na ETA São Roque

Obra visa manter padrão de qualidade no tratamento de água
Data de inclusão: 25/11/2015 18:13

O Semasa iniciou neste mês uma obra que visa manter o padrão de qualidade no tratamento de água: a substituição dos perfis de decantação na Estação de Tratamento de Água (ETA I) São Roque.

Com o tempo, os materiais estruturais ficam desgastados e novas tecnologias são desenvolvidos para aumentar a vida útil destas estruturas. Por isso, antecipando o verão, o Semasa está substituindo o interior dos decantadores por um material mais resistente e flexível, que vai apresentar melhoras operacionais significativas no processo de tratamento.

A obra contempla a substituição dos perfis de decantação (colmeia) dos dois decantadores que compõe o módulo mais antigo da ETA São Roque. Neste período, estão sendo realizadas manobras de registro, visando a adequação de vazão nos módulos hidráulicos da ETA São Roque até o término da obra. Mesmo assim, em dias de alto consumo, há possibilidade de baixa pressão na rede.

A autarquia, que busca renovar o compromisso de sempre melhorar o abastecimento da população, estima que na segunda quinzena de dezembro, já seja percebida a superação da eficiência do sistema de tratamento de água. Esta eficiência é resultado do monitoramento diário dos técnicos do Semasa, e da infraestrutura que executa todas as etapas do sistema, desde a captação da água bruta até a distribuição de água tratada.

O que é decantação?

A decantação é uma das etapas do processo de tratamento da água. É um processo físico-químico que agrega peso ao floco formado nos floculadores, fazendo com que estes flocos se separem da água a ser enviada para os filtros.

O sistema de tratamento de água do Semasa é composto respectivamente por: floculadores, decantadores e filtros, sendo que os decantadores respondem pela retenção efetiva dos componentes sólidos da água bruta, desta forma, limpando efetivamente a água que segue para a última etapa, que é a filtragem.
 

Imagens relacionadas

Semasa renova sistema de decantação na ETA São Roque
Semasa renova sistema de decantação na ETA São Roque
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí