Professora da Rede Municipal é finalista de prêmio em Educação

Projeto está entre os melhores do Prêmio RBS de Educação
Data de inclusão: 06/10/2015 17:53

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Pedro Rizzi, da Rede Municipal de Ensino, estão em festa. Isto porque a iniciativa da professora Josiane Teixeira, com o projeto Curta Metragem Machado de Assis, é um dos três finalistas do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escolas Públicas de Santa Catarina.

Esta é a terceira edição do Prêmio que definiu neste momento 16 finalistas de um total de 962 competidores. Eles receberão o valor de R$1,5 mil e terão um documentário produzido a respeito dos projetos. Na sequência os vídeos serão escolhidos por Júri Popular, que irá eleger através do site do evento os vencedores.

Caso seja eleita a vencedora, a professora Josiane e o Centro Educacional Pedro Rizzi receberão o valor de R$ 18 mil, cujo dinheiro deverá ser destinado a projetos de incentivo à leitura. Todos os vencedores serão conhecidos no dia 28 de novembro, data do evento de premiação.

Projeto Finalista

Tudo começou com a grande paixão da professora Josiane Teixeira pela leitura, que levou os alunos ao envolvimento com os livros. “Tive a oportunidade de apresentar os contos para os alunos. Com isso, eles conheceram o universo imaginário de Machado de Assis, promovendo a partir desta sensibilização uma melhor compreensão dos contos machadianos”, afirma a professora finalista do Prêmio RBS de Educação.

A partir do conhecimento da história dos contos de Machado de Assis, surgiu a oportunidade de criar o projeto de curtas Metragens. A iniciativa teve um grande envolvimento de todos os alunos, que foram divididos em grupos para a leitura dos contos que iriam produzir. Isto ajudou muito no enriquecimento do vocabulário e também despertou a sensação fantasiosa de cada um. Os alunos buscaram o assunto central do conto, elaboraram o roteiro de gravação, dividiram os personagens e também criaram os figurinos.

Além dos contos, os alunos também se encantaram com a biografia de Machado de Assis, que apesar das dificuldades de sua vida, tornou-se o maior nome da literatura nacional. Foi conhecendo as dificuldades enfrentadas pelo Escritor que os alunos se estimularam para escrever a historia de vida de cada um. Os textos formaram um livro intitulado “Tecendo sonhos: Historias de vida dos alunos da EJA Pedro Rizzi” e encaminhado ao concurso “Meu Primeiro Livro”, o qual foi selecionado e em breve será lançado.

______________________

Informações Adicionais