Equipes da Estratégia Saúde da Família recebem capacitação sobre dengue

Oficinas são realizadas desde o dia 12 e seguem até setembro nas Unidades de Saúde
Data de inclusão: 25/08/2015 17:47

Com a finalidade de potencializar os trabalhos realizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí realiza uma capacitação em cada Unidade da Rede Municipal até o mês de setembro.

As atividades ocorrem desde 12 de agosto. Até o fim deste mês, as capacitações ocorrem nas seguintes unidades: Fazenda – dia 26 das 08h30 às 11h30, Rio Bonito – dia 28 das 13h30 às 16h30 e São João, na próxima segunda-feira (31), das 14h às 16h30.

O objetivo principal é garantir um atendimento mais humanizado para os doentes com suspeita de dengue, atenuar o desconforto provocado pelos sintomas e prevenir o agravamento do quadro clínico dos pacientes acometidos pela doença.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Controle de Zoonoses, Viviane dos Reis Martins, esta é a melhor maneira de preparar as equipes para o controle da dengue em Itajaí: “O principal intuito dessas oficinas é minimizar o sofrimento e prevenir mortes no município de Itajaí”, ressalta.

Nas oficinas, os assuntos são voltados especialmente aos procedimentos utilizados na identificação dos casos de suspeita, orientação sobre formas eficientes de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, identificação dos sintomas da doença, prevenção, diálogos abertos sobre classificação de risco e manejo seguro dos casos de dengue já confirmados.

_________________

Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Núcleo de Controle de Zoonoses