Itajaí sedia capacitação para agentes de defesa civil de todo país

Gestão de Riscos será o tema da capacitação que começa na próxima semana
Data de inclusão: 22/05/2015 17:20

Itajaí recebe na próxima semana, de 25 a 28 de maio, a Capacitação em Gestão de Riscos promovida pelo Ministério da Integração Nacional por meio do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres – CEPED/RS. A capacitação deve reunir agentes de defesa civil, estudantes, pesquisadores e líderes comunitários de todo país. A formação será realizada na Univali.

O CEPED/RS atua na pesquisa e estudo dos desastres naturais e antropogênicos e sua dinâmica. A capacitação visa preparar para a prevenção e minimização dos desastres e seus efeitos. As vagas são limitadas e Itajaí será representada por um agente de defesa civil e pela presidente da Associação dos Moradores do Nossa Senhora das Graças, Fernanda Thaise Lopes. “Vai ser uma excelente oportunidade para troca de conhecimento já que esta capacitação vai reunir membros de defesa civil de todo país. Eles já demonstraram interesse em ver como Itajaí trabalha, o que foi feito na cidade no mapeamento de áreas, prevenção e resposta aos desastres”, conta o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

A capacitação terá atividades práticas e visitas de campo, e será dividida em cinco módulos. Serão trabalhados os seguintes temas: Introdução à Gestão de Riscos e Desastres; Mapa Conceitual; Gestão de Risco Participativa e Integrada; Reflexões sobre o Trabalho do Agente de Proteção e Defesa Civil; e Disseminação do Conhecimento: Papel do Participante como multiplicador de aprendizados.

Promoção: Ministério da Integração Nacional. Realização: CEPED/UFRGS Apoio: SDC/COREDEC Itajaí COMPEDEC Itajaí, AMFRI, Univali e 7º BBM.

Informações Adicionais:

Defesa Civil de Itajaí