Associação Renal Vida é homenageada pelo trabalho prestado ao SUS

Entidade atende em média 130 pacientes do Sistema Único de Saúde por mês
Data de inclusão: 21/05/2015 11:00

O Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Gern, participou na manhã desta quarta-feira (21), de uma homenagem prestada pela Câmara de Vereadores de Itajaí à Associação Renal Vida, pelo trabalho prestado ao Sistema Único de Saúde de Itajaí. A Associação atende em média 140 pacientes por mês, destes, cerca de 130 são do SUS.

“Este trabalho prestado pela Renal Vida é essencial na nossa cidade e merece reconhecimento e homenagem”, declara o Secretário. A Renal Vida atende os pacientes do SUS que possuem doença Renal Crônica - que consiste em lesão renal e geralmente perda progressiva e irreversível da função dos rins. Atualmente ela é definida pela presença de algum tipo de lesão renal mantida há pelo menos três meses com ou sem redução da função de filtração do sangue.

Alguns destes pacientes chegam a frequentar a Associação três vezes por semana. Na clínica, eles realizam o processo de hemodiálise (filtragem do sangue através de uma maquina), necessária quando os rins param de funcionar. Também contam com o acompanhamento de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais no local. O transporte dos pacientes até a clinica é feito pela Secretaria de Saúde.

“A doença Renal Crônica, é grave e pode ser prevenida. E a melhor forma de fazer isso é: se hidratar especificamente com água diariamente, tratar adequadamente as infecções urinarias, manter hábitos de alimentação saudável para evitar a diabete, hipertensão e obesidade. Essas simples ações diárias podem fazer a diferença em um futuro próximo”, explica o Médico Pediatra Dr. Márcio Fossari.

..............................................

Site: http://www.saude.itajai.sc.gov.br/