Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Especial Dia do Trabalho: As profissões em ascensão em Itajaí

Área da tecnologia deve ter crescimento significativo na cidade, além da área de serviços
Data de inclusão: 08/05/2015 09:44

Nada melhor que finalizar o “Especial dia do Trabalho” visando o futuro. Atualmente, Itajaí é a segunda maior geradora de empregos do Estado e está, cada vez mais, atraindo grandes empresas, que veem na cidade um bom local para o negócio. Para quem ainda não sabe que profissão seguir, pode dar uma atenção especial para a área da tecnologia - pesquisa e desenvolvimento, que tende a crescer cada vez mais na cidade.

Itajaí faz parte do conjunto de municípios contemplados pelo Governo do Estado com a implantação dos Centros de Inovação, um dos polos atrativos das empresas de pesquisa e desenvolvimento, que terá, entre várias atribuições, a capitação de empreendimentos inovadores e a governança do centro de inovação de Itajaí. “Para sustentar o ritmo de crescimento da cidade precisamos diversificar a matriz econômica, buscando na tecnologia e na inovação a sustentabilidade necessária”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Osman Freire.

Os moradores também têm parte importante nesse interesse das empresas dessa área, isso porque o itajaiense mostra-se um trabalhador comprometido e habilidoso, que sabe ligar o talento com a disciplina. A mão de obra qualificada na cidade também é um atrativo, que mostra ter capacidade e discernimento para esse tipo de empresa, “elas buscam investir onde tem potencial de mão de obra, o qual só é alcançado com pessoas e não máquinas. A região tem muito a oferecer e ainda não foi tão explorado quanto nas outras regiões”, conta o coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e pós-graduação em Engenharia de Produção, Processos e Qualidades, Ovidio Felippe Pereira.

Na área de tecnologia estão diversos cursos, entre eles estão: Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Sistema para Internet, Jogos Digitais, Ciência da Computação, Construção Naval, Oceanografia, além de todos os cursos de Engenharia: Civil, Ambiental e Sanitária, Computação, Mecânica, Química e Produção. "Já a parte de pesquisa e desenvolvimento está presente em todas as área de atuação", explica Ovídio Pereira.

O curso de Engenharia de Produção chamou a atenção do calouro Rodrigo Lopes, que cursou cinco semestres de Engenharia Civil e percebeu que não se identificava com a profissão. “Quando comecei a fazer as matérias mais específicas de civil, vi que não ia curtir trabalhar com isso. Área da construção civil não me atrai muito”, explica Rodrigo, que já se interessou pela área de controle de qualidade. “Como me interesso por essa área, a tecnologia crescendo ajudaria muito”, destaca, ao assumir que esse crescimento o influenciou na hora de escolher o que cursar.

Engenharia de Produção associa conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia e engenharia, preparando o profissional para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. O engenheiro de produção gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade.

Mas não é apenas a área da tecnologia que tende a crescer em Itajaí. Apesar da crise econômica que o país está vivendo, os economistas acreditam que tudo deve voltar à normalidade com o tempo. “Quanto ao setor externo, que nos interessa, as exportações tendem a aumentar com o dólar mais elevado e as importações tendem a diminuir, melhorando o nosso saldo e a pressão sobre o próprio mercado. O mais importante é um dólar estável que permita o fechamento de contratos. Tudo isso se o mercado internacional melhorar. Os Estados Unidos da América e a União Europeia já vêm apresentando melhorias em seus indicadores”, analisa o professor de economia, Jairo Romeu Ferracioli.

Itajaí é uma cidade com atividades diversificadas, por isso as atividades relacionadas à Logística, ao Comércio Exterior, a Gestão Portuária, as Engenharias de modo geral e todas as profissões relacionadas à prestação de serviços (Administração) também devem continuar em ascensão na cidade.

Historicamente, o município tem um centro logístico muito favorável por sua localização geográfica estratégica, que o faz estar perto de diversas rodovias importantes, além de ter um complexo portuário forte, o aeroporto da cidade vizinha e a proximidade de grandes capitais, como Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. “A cidade está num ponto logístico muito favorável”, ressalta Ovidio.

A qualidade de vida que a região oferece também é um ponto importante, que pode ser comparada com cidades maiores que Itajaí, levando em consideração a natureza, moradia, alimentação e etc. O crescimento econômico trouxe novos negócios para a cidade, “empresas da área de serviço podem se instalar em qualquer lugar, mas escolhem Itajaí devido a todos os pontos positivos da cidade e favorece o desenvolvimento de uma cadeia produtiva”, finaliza o coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e pós-graduação em Engenharia de Produção, Processos e Qualidades, Ovidio Felippe Pereira.

Centro de Inovação
A implantação dos Centros de Inovação é um dos três eixos do Programa Catarinense de Inovação (PCI). Os municípios de Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, São Bento do Sul, Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Florianópolis são as 12 cidades catarinenses que receberão o projeto, com investimento total de R$ 98 milhões.

O Centro de Inovação de Itajaí terá quatro mil m² e será edificado em um terreno da prefeitura, na Rodovia Antônio Heil. Entre as vocações econômicas da região foram apontados: fármacos, pesca, logística e turismo. Mais informações no site oficial.

 __________________

Informações adicionais:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda

Telefone: (47) 3246-1190

Imagens relacionadas

Especial Dia do Trabalho: As profissões em ascensão em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí