Setor de alimentação promete ser atrativo à parte na Volvo Ocean Race

Maior faturamento em 2012, a gastronomia variada dentro e fora da festa deve chamar a atenção
Data de inclusão: 27/03/2015 17:32

Em 2012, a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí gerou impacto direto de R$ 43,75 milhões na economia de Santa Catarina. E o setor de alimentação foi o que mais faturou. De acordo com levantamento feito pela empresa de consultoria britânica Price Waterhouse Coopers (PwC)*, as despesas em bares e restaurantes concentraram 30,4% do montante total deixado pelos turistas, à frente até mesmo de outros serviços como hospedagem (25,7%) e gastos gerais (20%).

Para esta edição, a expectativa é de que o setor fature ainda mais. E para isso, tem novidade. A Secretaria de Turismo está implantando o Projeto Via Gastronômica, executado pela Coordenadoria Regional do Sebrae de Itajaí. Na beira mar da Praia Brava, Cabeçudas e Avenida Ministro Victor Konder - a Beira Rio, foram mapeados 48 empreendimentos entre restaurantes, bares e lanchonetes com uma variedade de opções gastronômicas, em que se destaca grande potencial em qualidade nos ambientes, atendimento e cardápios, fatores determinantes para o sucesso do projeto turístico.

Desses, 36 aderiram ao projeto. Eles participaram de capacitações gerenciais, consultorias culinárias, qualificação de colaboradores, festival gastronômico e encontros empresariais que visam qualificar os profissionais, proporcionar melhorias e consolidar o segmento. Além disso, serão identificados pelo selo da Via Gastronômica para identificação do turista. O Marina da Sereia é um dos participantes. Além de possuir cardápio bilíngue, o restaurante contratou um garçom que fala inglês para receber os visitantes."Nossas expectativas são as melhores. É uma grande oportunidade de aumentarmos nossas vendas, e de sermos conhecidos não somente pelos turistas internacionais, mais também pelos visitantes da região", fala o gerente, Lucas de Oliveira.

Durante a Volvo Ocean Race, o Sebrae irá fazer uma divulgação abrangente da Via Gastronômica, distribuindo folders com informações de localização e da culinária das empresas envolvidas no projeto, que estão preparadas para receber os milhares de visitantes.

Na Vila da Regata a gastronomia também é uma atração à parte

A culinária de França, Portugal, Espanha, Brasil, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Nova Zelândia promete fazer com que o visitante viaje no mundo dos sabores. Nesta edição, haverá duas praças de alimentação, cada uma com quatro opções gastronômicas. Nas opções do cardápio “finger food”, estarão pratos que variam entre R$ 2,50 e R$ 30,00. Além disso, haverá o Restaurante Internacional no píer, uma Cafeteria no interior do Centreventos, um Bar no terraço de frente para a Vila da Regata e carrinhos de sorvete, açaí, pipoca e churros.

A novidade de 2015 para a praça de alimentação é que os pontos de vendas de tickets atuarão de forma integrada em toda a Vila da Regata. Por esse sistema, será possível mensurar o consumo de produtos e detectar quais pontos estão com maior demanda no atendimento, possibilitando que caixas extras sejam abertos nos horários de pico para que não haja longas filas.

Secretaria Municipal de Comunicação de Itajaí

Sebrae Itajaí