Recital de piano é atração desta quarta na Casa da Cultura

É o projeto Brasilianos – música erudita apresentada a quatro mãos
Data de inclusão: 29/10/2014 18:14

Nesta quarta-feira (29), a partir das 20h, o projeto Brasilianos – Piano a quatro mãos, com Felipe Krelling e Talita Martins fará apresentação na Casa da Cultura Dide Brandão. A entrada é gratuita.

Itajaí vai abrir a turnê do projeto pelo Sul do Brasil. Na cidade será apenas uma apresentação que fará um tributo aos compositores brasileiros que se dedicaram e se dedicam à música instrumental brasileira para piano. No palco, Felipe Krelling e Talita Martins, homenageiam nomes como Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Francisco Mignone entre outros reconhecidos compositores.

Conforme Felipe Kreling, a música brasileira para piano ocupa lugar de destaque no cenário da música de concerto internacional, e está presente em programas de recitais, no repertório dos concursos e nas gravações de pianistas brasileiros e estrangeiros. "A riqueza e a diversidade da música brasileira para piano é reconhecida e admirada internacionalmente, mas, no entanto ainda não é acessível a todos os brasileiros", comenta o pianista.

“No fundo do meu quintal” – Francisco Mignone
“Congada” – Francisco Mignone
Brasiliana nº 8 (4 atos: Canto de trabalho, Frevo, Aboio e Terno de Zambumba) – Osvaldo Lacerda
Suíte nordestina para piano a 4 mãos – Ernst Mahle
Tocata – Edson Zampronha
Sonata para piano a 4 mãos – Edino Krieger
“A folia de um bloco infantil” – Heitor Villa-Lobos
Tango para piano a 4 mãos – Ronaldo Miranda

O duo

Felipe Krelling e Talita Martins têm em comum a paixão pelo piano, vinda desde a infância. Felipe traz do berço a vocação para a música instrumental: após iniciar os estudos aos 8 anos, ainda em Jaraguá do Sul, completaria a formação inicial no conservatório de música mantido pela avó, a professora Vany Knoll, em Joinville.

Em 2000, ingressou no Instituto de Artes da Unicamp, em Campinas, e quatro anos depois foi estudar na Alemanha para cursar a Faculdade de Música de Colônia. Em seguida, fez mestrado na área de piano e pedagogia, pela mesma universidade.

Professor da SCAR, Felipe já participou de vários concertos e recitais, dentre eles o concerto de inauguração do Centro Cultural da SCAR, em 2003. Para ele, alcançar o sucesso na música requer muita dedicação e força de vontade.

Nascida em Santos, Talita Martins se interessou pela música aos 5 anos, estimulada pelos pais que perceberam o fascínio da pequena ao ouvir o som do piano. Aos 7, já se apresentava profissionalmente em grupos musicais na cidade paulista, conciliando a rotina do ensino regular com aulas de aprimoramento. Aos 15, começou a freqüentar a Escola Municipal de Música e mais tarde a graduação na Faculdade Integrada Cantareira.

Ao lado, outra paixão é o estudo da harpa, que lhe rendeu convite da harpista canadense Rita Costanzi, professora do Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, para participar de apresentações com a Orquestra Sinfônica Acadêmica do Pacífico, no Canadá.

Por conta da participação como aluna no Femusc, Talita acabou recebendo convite para atuar em Jaraguá, onde deu aulas de piano e harpa em projetos de formação musical da SCAR, e atualmente leciona para classes instrumentais em São Paulo.

-----------------------------

Casa da Cultura Dide Brandão