Tarifa da Coleta de Lixo

Assinado TAC que revê valores
Data de inclusão: 07/03/2013 08:33

Em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito dei Itajaí, no início da tarde desta quarta-feira (6), foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público, a empresa Ambiental e a Prefeitura de Itajaí, estabelecendo a redução da Tarifa do Lixo cobrada no município. Um Grupo de Trabalho formado por técnicos da Prefeitura, representantes de entidades representativas de classe e pelo próprio Ministério Público, conseguiu estabelecer um desconto linear de 19% na tarifa do lixo para todos os usuários do sistema.

A redução do custo para o cidadão só foi possível porque a prefeitura irá assumir o custo de implantação, operação e ampliação do Aterro Sanitário; a coleta de lixo hospitalar será cobrada em separado da coleta de lixo domiciliar e a empresa vai reduzir parte dos custos relativos à cobrança. Com isso, o contribuinte estará pagando apenas o serviço de coleta e transporte do lixo de sua residência até o Aterro Sanitário.

Para usufruir do desconto, o contribuinte não precisa pagar as mensalidades de fevereiro e março expressas no carnê, passando a pagar somente as mensalidades a partir de abril. Essas duas mensalidades, juntas, equivalem um percentual de 16,67%. Os demais 2,33% restantes, serão descontados na última parcela, prevista para o dia 18 de janeiro de 2014, através de novo boleto a ser disponibilizado no site da empresa Ambiental (www.ambsc.com.br), ou no escritório da empresa, localizado na rua Alberto Werner, 159.

Os contribuintes que preferirem fazer o pagamento em cota única, terão data até o dia 25 de março para efetuar o pagamento. Além do desconto de 19% da revisão da tarifa, quem pagar em cota única também terá direito a um desconto extra de 10% oferecido a título de bonificação pela empresa. De acordo com o gerente regional da Ambiental em Itajaí, Marco Antônio Ávila, a empresa deverá levar dois dias para atualizar seu cadastro com o desconto, e os contribuintes que forem pagar em cota única poderão retirar um novo boleto pela Internet, no site da empresa, a partir de segunda-feira, dia 11. A mesma data vale para quem já efetuou o pagamento antes da redução da tarifa, e que deve comparecer no escritório da empresa pra receber de volta a diferença.

Após a assinatura do TAC, o Prefeito agradeceu a seriedade e o comprometimento dos membros do Grupo de Trabalho. Ainda nesta semana, a prefeitura deverá formalizar a criação do Grupo Permanente de Trabalho, não só para tratar da questão de lixo, mas também de outros assuntos que reflitam diretamente no dia-a-dia do cidadão.

O grupo de trabalho que tratou da reavaliação da Tarifa do Lixo foi composto por representantes do Governo (Chefia do Gabinete, Procuradoria Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão, Fazenda) e pela sociedade civil, representada pela subseção da OAB de Itajaí, Associação Empresarial, CDL, intersindical Patronal, Observatório Social, Câmara de Vereadores e Associação de Moradores do bairro Carvalho, representando as demais Associações de Moradores do município.

Tire suas dúvidas
Quem ainda não pagou nenhuma parcela do carnê:
- Descartar as duas primeiras parcelas, com vencimento em 18 de fevereiro e 18 março, e quitar as demais parcelas normalmente. A última parcela, com vencimento em 18 janeiro de 2014, o consumidor poderá retirar uma segunda via do boleto na sede da empresa ou pela internet com um desconto de 2,33%.

Quem já fez a quitação antecipada de todas as parcelas e têm valores a restituir:
- Deverá procurar o escritório da empresa Ambiental, munido do carne que comprova o pagamento, juntamente com documento de identidade para solicitar a restituição. O atendimento estará disponível a partir da próxima segunda-feira (11 de março).

Quem desejar pagar o valor total com o desconto de 29%:
- Deverá procurar o escritório da empresa Ambiental, ou acessar o portal da empresa na Internet até 25 de março e solicitar o novo boleto com os valores atualizados. Nesta categoria, o usuário terá uma redução 19% da tarifa, mais 10% a título de estímulo da empresa pelo pagamento em cota única. Não será possível pagar em conta única com o carnê antigo.

Escritório da empresa Ambiental
Rua Alberto Werner, 159 – próximo a Prefeitura de Itajaí
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira entre 8h e 18h (sem fechar para o almoço)
Telefone de contato: (47) 3908 5366