Porto de Itajaí voltará a ter movimentação de contêineres em cerca de um mês

Retomada das operações foi anunciada pela Administração Municipal e o Governo Federal. Vice-prefeito assumirá a superintendência do terminal
Data de inclusão: 26/06/2023 13:11

O Município de Itajaí e o Governo Federal anunciaram, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), a volta da movimentação de contêineres no Porto de Itajaí. A retomada ocorrerá por meio de uma parceria com o Porto de Santos, com manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal e utilização da mão de obra local. A medida deve ser efetivada em cerca de um mês e, para gerenciar as atividades, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do Porto.

“Acredito que a solução apresentada, numa importante parceria dos governos municipal e federal, é fundamental para que possamos ter essa retomada dos navios de contêineres por aqui. Que possamos somar ideias e esforços nessa solução imediata para a economia da nossa cidade, para o nosso Porto, para os trabalhadores portuários, empresários e para todo Estado de Santa Catarina, que também é impactado por essa situação”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A solução emergencial para o terminal foi apresentada pelo ex-deputado federal e atual presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que representou o Governo Federal no encontro desta manhã. De acordo com ele, a parceria com o Porto de Santos foi a alternativa mais ágil encontrada para retomada das operações em Itajaí. A solução também foi discutida e aprovada, no domingo (25), por todas as categorias de trabalhadores portuários da cidade.

“O Porto de Itajaí continuará com a Autoridade Portuária Municipal, esse conceito não será alterado. Para resolver rapidamente o problema de não termos navios, parte da operação do Porto de Santos viria operar no Porto de Itajaí. Se amanhã o ministro dos Portos definir essa formulação, no máximo em 30 dias teríamos navios aqui operando, movimentando cargas e os trabalhadores portuários teriam renda. Em ato contínuo, vamos discutir o edital definitivo por 30 anos ou a ampliação do contrato transitório para 24 meses”, explicou Décio Lima.

A parceria com o Porto de Santos possibilitará a vinda de parte das operações portuárias para Itajaí, com o fornecimento dos equipamentos necessários e a utilização da mão de obra local. Conforme Décio Lima, esse processo já começará a ser discutido nesta terça-feira (27) com o Ministério dos Portos. Ele ainda enfatizou a importância de tornar a Superintendência do Porto de Itajaí uma empresa pública para gerenciar a concessão definitiva do terminal à iniciativa privada.

Vice-prefeito na Superintendência do Porto

Nesta semana, o vice-prefeito Marcelo Sodré deve assumir a Superintendência do Porto para conduzir os próximos passos para retomada das operações. “Importante esse apoio que o Governo Federal está dando neste momento. É um desafio assumir a Superintendência, eu já fui diretor comercial do Porto e venho acompanhando a situação de perto. Faremos todo possível para trazer a volta da movimentação de contêineres no nosso Porto, que é fundamental para toda economia de Itajaí e de Santa Catarina”, ressaltou Marcelo Sodré.

Porto de Itajaí voltará a ter movimentação de contêineres em cerca de um mês