Itajaí realiza projeto de educação ambiental com alunos da Rede Municipal

Iniciativa chamada Transporte para uma Nova Era vai oportunizar vivências ambientais fora do ambiente escolar
Data de inclusão: 26/01/2023 16:03

A consciência ambiental é uma obrigação de todos nós. E para que estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham a oportunidade de participar de vivências ambientais fora do ambiente escolar, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realizará, a partir deste ano, o projeto “Transporte para uma Nova Era”.

A iniciativa pretende proporcionar práticas de educação ambiental às crianças e adolescentes em ambientes externos, como o Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA) e o Viveiro Municipal de Mudas Nativas. Os estudantes vão receber transporte, alimentação e material didático. Os recursos para a execução das atividades serão custeados pelo INIS, através do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Semanalmente serão realizadas seis visitas guiadas ao parque e ao viveiro, nos períodos matutino e vespertino. A estimativa é alcançar aproximadamente 30 alunos da rede municipal em cada ação. O projeto tem capacidade de atender cerca de 180 estudantes por semana, uma média de 720 por mês. As atividades práticas iniciam em março deste ano e se estenderão até novembro de 2024.

“Serão 21 meses de atividades, quase dois anos de muito trabalho com os estudantes de Itajaí. O nosso propósito é transformar a consciência ambiental das crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade. Só com educação é que podemos mudar práticas que prejudicam o meio ambiente”, destaca Mario Cesar Angelo, diretor do INIS.

Projeto vai abordar temas ambientais

Nos encontros serão abordados temas como: ecossistemas, tipos de vegetação, unidades de conservação, fauna e flora, germinação de sementes, produção de mudas, sustentabilidade socioambiental, entre outros.

“Os alunos impactados com as questões ambientais atuam como agentes multiplicadores locais, na família e na própria comunidade, e é isso que queremos oportunizar”, afirma a educadora ambiental, Mariana Caprara, que irá executar o projeto.

O pontapé inicial da iniciativa foi dado nesta terça-feira (24) com a realização da primeira reunião na Secretaria de Educação de Itajaí. O encontro com servidores da pasta serviu para alinhar o trabalho que será desenvolvido em parceria com a comunidade escolar. As visitas dos estudantes serão guiadas pelos educadores ambientais do INIS e terão duração de aproximadamente uma hora.

A execução do projeto “Transporte para uma Nova Era” demonstra o compromisso do INIS com a educação ambiental, para formar cidadãos mais comprometidos com o meio ambiente.

Itajaí realiza projeto de educação ambiental com alunos da Rede Municipal