Equipe Holcim-PRB vence primeira etapa da The Ocean Race 2023

Time de bandeira suíça foi o primeiro a chegar à Cabo Verde na madrugada deste sábado (21)
Data de inclusão: 21/01/2023 15:36

A equipe Holcim-PRB (SUI) venceu a primeira etapa da The Ocean Race 2023 na madrugada deste sábado (21). O capitão francês Kevin Escoffier conduziu os velejadores à vitória em um intenso e desafiador início de corrida. O time foi o primeiro da classe IMOCA 60 a chegar em Mindelo, no Cabo Verde, seguido do barco 11h Hour Racing Team (EUA) e do Team Malizia (ALE), que ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

A primeira etapa da maior regata transoceânica do mundo teve de tudo, desde ventos fortes contra ventos tempestuosos no Mediterrâneo até corridas rápidas a favor do vento no Atlântico e várias opções táticas nas Ilhas Canárias. A equipe Holcim-PRB assumiu a liderança pouco antes do Estreito de Gibraltar e se manteve firme pelo resto do caminho, apesar do forte impulso do 11th Hour Racing Team e do Team Malizia.

“Estou muito feliz por começar assim. Foi nossa primeira corrida juntos como uma equipe completa e não me arrependo de nenhuma das escolhas que fiz. Todos são ótimos e juntos buscamos a vitória”, afirmou o capitão do Holcim-PRB, Kevin Escoffier.

O segundo a cruzar a linha de chegada foi o 11th Hour Racing Team, de Charlie Enright, que resistiu a um ataque final do Team Malizia no último dia da etapa.

“Acho que a competição é boa”, disse Enright no cais após a chegada. “Temos barcos rápidos e bons marinheiros. Existem diferentes pontos fortes e fracos nos barcos. Todo mundo vai ter seu momento e não tomamos nada como garantido, mas se focarmos no que podemos controlar, acho que ficaremos bem”.

Para o capitão do Team Malizia, Boris Herrmann, garantir um pódio coloca a equipe alemã em uma posição segura após a primeira etapa, com mais seis etapas pela frente para dividir pontos. “Estou muito feliz com o desempenho do barco e da equipe. Passaram-se quase três dias até que pudéssemos nos falar, pois o navio estava brutalmente barulhento nas duras condições que tivemos após a partida. Depois partimos numa situação de navegação quase champanhe, bastante rápida e agradável”, contou após a chegada.

Os três primeiros IMOCAs terminaram a primeira etapa em cinco horas e meia. Biotherm (FRA) e o quarto classificado GUYOT environnement-Team Europe (FRA/GER) deverão chegar à Mindelo na tarde deste sábado.

Próxima parada

Os IMOCAs estão em uma pausa curta e movimentada. Os times não podem chamar suas equipes de terra para realizar os reparos necessários nessa primeira etapa. A competição recomeça dentro de poucos dias, com o arranque para a segunda perna, entre Cabo Verde e Cidade do Cabo (África do Sul), que deve ocorrer na tarde da próxima quarta-feira (25).

Após chegar à Cidade do Cabo, os barcos partirão para a etapa mais difícil da The Ocean Race. Serão mais de 12 mil milhas náuticas até Itajaí, em uma jornada de praticamente um mês. A previsão é que os barcos cheguem ao Brasil no início de abril deste ano. A Ocean Live Park do município abrirá suas portas no dia 29 de março, com diversas atrações gratuitas, no Centreventos.

WindWhisper vence na classe VO65

Na classe VO65, que fará somente o circuito europeu, a polonesa WindWhisper Racing Team, comandada por Pablo Arrarte, foi a vencedora. A equipe teve que lutar muito nas primeiras 48 horas da etapa para escapar das condições brutais do Mediterrâneo com uma vantagem que conseguiu ampliar e proteger nas condições de vento rápido e a favor do Atlântico. O barco WindWhisper cruzou a linha de chegada com um tempo total de 6 dias, 1 hora, 11 minutos e 14 segundos.

As outras cinco equipes dessa classe ainda não chegaram ao Cabo Verde. A corrida pode ser acompanhada em tempo real neste link.

Os VO65 competem pela The Ocean Race VO65 Sprint Cup e após esta etapa inicial regressarão à prova em Aarhus (Dinamarca).

Equipe Holcim-PRB vence primeira etapa da The Ocean Race 2023