Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí bate novo recorde e encerra 2022 com mais de 800 m³ de recicláveis recolhidos

O mês de dezembro registrou a maior quantidade de descartes voluntários desde que a estrutura foi inaugurada
Data de inclusão: 10/01/2023 15:11

O Ecoponto de Itajaí, mantido pelo Município e a empresa Ambiental, bateu novo recorde no mês de dezembro e encerrou o ano de 2022 com 803,24 m³ de resíduos recicláveis recolhidos. O número total representa mais de 130% de aumento na coleta de materiais em comparação com o ano anterior.

Dezembro de 2022 também foi o mês com maior descarte voluntário de resíduos desde que o Ecoponto de Itajaí foi inaugurado, em maio de 2021. O espaço recebeu 119,57 m³ no período, quase 60% a mais do que o coletado em novembro (74,93 m³).

“Os números obtidos pelo Ecoponto em 2022 refletem o trabalho realizado pela Ambiental e o Município, por meio do programa Recicla Itajaí, para sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos e a importância da reciclagem. O programa conseguiu ampliar em quase 30% a reciclagem na cidade e com as ações planejadas para este ano pretendemos que estes dados cresçam ainda mais”, afirma Rafaela Schütz, coordenadora do Programa Recicla Itajaí.

Os principais resíduos descartados em 2022 foram papel (277,92 m³), vidro (251,76 m³) e plástico (248,88 m³). O descarte de óleo de cozinha usado de residências também aumentou 60% no ano passado, sendo entregues no local 825 litros contra 515 litros em 2021.

Outro resíduo reciclável que registrou crescimento na coleta foi o de eletroeletrônicos. Ao todo, foram recolhidas 5,7 toneladas destes equipamentos no Ecoponto. O dado corresponde a 67% de acréscimo em relação a 2021, quando a população descartou 3,4 toneladas de eletroeletrônicos no local.

Além disso, foram recebidas, em 2022, 3.260 lâmpadas fluorescentes, 385,03 quilos de tampinhas, 398,3 quilos de pilhas e baterias e 7,1 quilos de esponjas de cozinha usadas.

Como funciona o Ecoponto

Iniciativa do programa Recicla Itajaí, o Ecoponto da cidade funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Os materiais descartados no local são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

Novas estruturas de descarte

Em breve, um novo Ecoponto será inaugurado pela Ambiental e o Município de Itajaí junto à nova praça do bairro Nossa Senhora das Graças. O equipamento ampliará os pontos de descarte de recicláveis na cidade. A previsão é que a estrutura inicie as atividades ainda em janeiro.

Outro equipamento que será entregue à comunidade no começo deste ano é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pequenos volumes no bairro São Vicente. O local será um novo espaço gratuito para a população realizar o descarte correto de recicláveis, móveis usados e resíduos de construção e poda. O PEV ficará localizado na rua Érico Veríssimo, nº 658. 

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí bate novo recorde e encerra 2022 com mais de 800 m³ de recicláveis recolhidos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí