Município de Itajaí lança o Elume Parque Tecnológico

Evento apresentou ações importantes para a ativação do ecossistema de inovação da região
Data de inclusão: 01/12/2022 13:37

O Município de Itajaí, por meio da Itajaí Participações e o CIM-AMFRI, lançou o Elume Parque Tecnológico (Centro Regional Inovação) na noite de quarta-feira (30), no Novotel. O evento também apresentou ações de ativação do ecossistema de inovação na região, como o Termo de Compromisso para Acordo de Cooperação Técnica com o CIM-AMFRI e a posse dos Embaixadores de Inovação dos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí. A inauguração do espaço deve acontecer no primeiro trimestre de 2023.

“É uma ferramenta de transformação. É um projeto que promete trazer bons resultados e vai fazer a diferença para o estado de Santa Catarina”, destaca Marcelo Sodré, prefeito de Itajaí em exercício.

O evento também contemplou o lançamento da marca e identidade visual do Centro Regional Inovação e apresentou o Conselho Técnico Deliberativo. Além disso, houve o lançamento do Programa Regional de Inovação e a assinatura do Termo de Adesão do CIM-AMFRI ao Elume Parque Tecnológico e à posse dos embaixadores.

“Nossa intenção ao lançar o ELUME hoje é saber a quantidade de empresas interessadas em estar dentro do Centro de Inovação. Neste mês de dezembro, já pretendemos lançar os editais para ocupação”, explica Rodrigo Duarte, diretor-presidente do Itajaí Participações.

Sobre o Elume

O Elume faz parte do Programa Catarinense de Inovação, promovido pelo Governo do Estado em parceria com entidades de todas as regiões catarinenses. O modelo foi inspirado nas iniciativas da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e do instituto de pesquisa fundado na Universidade de Stanford – SRI International, com validação pela equipe técnica da XPCAT.

É uma parceria com a Prefeitura de Itajaí que atenderá toda a região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), composta por 11 municípios, contemplando essas demandas em seu planejamento estratégico. O Elume também oferecerá um espaço físico completo, com infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor desenvolver negócios inovadores. O programa fica na Rua Manuel Bernardes, s/n°, bairro Itaipava.

“Agora, com a entrega do Centro de Inovação, poderemos criar soluções perto de casa, regionalmente, fortalecendo o ecossistema e fomentando as startups por meio da Lei de Incentivo à Inovação, que queremos incluir na atual Lei de Incentivos Fiscais. Assim, vamos não só beneficiar instituições esportivas, mas também quem quer empreender”, ressalta Thiago Morastoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Município de Itajaí lança o Elume Parque Tecnológico