Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Professora da Rede Pública será homenageada no Prêmio Simeão 2022

Cerimônia ocorrerá neste domingo (20) e integra a campanha Itajaí Sem Racismo
Data de inclusão: 17/11/2022 18:18

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, promove neste domingo (20) a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão 2022, de valorização do negro na sociedade itajaiense. A homenageada desta edição será a professora aposentada Maria Raquel da Rosa de Lima. A premiação será entregue no Museu Histórico de Itajaí, a partir das 19h. O evento integra as ações do Mês da Consciência Negra e da campanha Itajaí Sem Racismo.

Maria Raquel ingressou na rede pública em 1983. Filha de Odair da Silva da Rosa (saudosa dona Loca) da Escola de Samba Unidos da Loca e de José Pereira da Rosa, sempre foi envolvida com lutas raciais no Município. A homenageada também é uma das organizadoras da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Penha e de Itajaí, na qual já foi Rainha em Penha e participou várias vezes do Cortejo da Cidade de Itajaí. Ela também faz parte do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos desde a fundação e já recebeu o Prêmio Onadir da Silva Tedeu de Educação, em 2003.

A campanha Itajaí Sem Racismo é organizada pela Secretaria de Promoção da Cidadania e ocorre durante novembro, considerado o mês nacional da Consciência Negra. A iniciativa envolve vários setores e instituições da cidade por meio da promoção de palestras, apresentações culturais, rodas de conversa, entre outros eventos sobre o tema. O objetivo é fortalecer cada vez mais a comunidade negra de Itajaí e promover ações de igualdade racial.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí