Porto de Itajaí lidera ranking do Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ

Esta é a sétima vez que o terminal recebe o primeiro lugar
Data de inclusão: 16/11/2022 17:19

O Porto de Itajaí lidera o ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) na última sexta-feira (11) e são referentes a 2021. Entre os 31 portos públicos do país, Itajaí teve o melhor desempenho com 99,82 pontos – mesma nota obtida no ano anterior. Esta é a sétima vez que o terminal fica com a primeira colocação no ranking, que objetiva reconhecer e estimular as melhores práticas e ações na prestação de serviços de transportes aquaviários.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é composto por 38 indicadores relacionados à conformidade legal vigente e as boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações. Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA estão: a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

“Nosso trabalho não para a fim de termos o nosso Porto como referência no setor, além de uma importante fonte de emprego e renda para a população da nossa cidade e para a economia do nosso país. O trabalho está sendo árduo, mas com o apoio de toda a diretoria do Porto e funcionários, mesmo neste momento de indefinição causado pela desestatização, estamos conseguindo fazer um trabalho de excelência, ganhando novamente premiações em nível nacional”, declara Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, que esteve em Brasília para receber a premiação.

Além do destaque no IDA, a Superintendência do Porto de Itajaí também ficou com o 3º lugar na categoria Conformidade Regulatória, por seu serviço enquanto Porto Organizado. Nesta categoria foram premiadas as empresas que, no quinquênio 2016-2020, apresentaram as melhores conformidades regulatórias, de acordo com o novo modelo de perfil de risco da fiscalização. Para fins de classificação, a avaliação da categoria foi realizada por meio da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ.

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado com dedicação e responsabilidade, visando um serviço qualificado e exemplar. Essas premiações são motivo de orgulho para a nossa cidade, pois esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da responsabilidade ambiental praticada pela Autoridade Portuária. Isso também fortalece a ligação entre o Porto e a cidade, sendo resultado do constante crescimento da atividade portuária de Itajaí”, destaca Marcelo Sodré, prefeito em exercício de Itajaí.

Porto de Itajaí lidera ranking do Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ