Conservatório de Música promove palestra com o músico e compositor Chico Saraiva

Atividade tem entrada franca e ocorrerá nesta sexta-feira (18)
Data de inclusão: 16/11/2022 15:33

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues promove, nesta sexta-feira (18), às 8h30, a palestra "Tese-Suite das reentrâncias: transculturação e perspectivismo na articulação de Bach, em canções para violão, voz e viola machete à ilha do Desterro (SC)", do músico e compositor Chico Saraiva. A atividade será no Teatro Adelaide Konder, na Univali – Campus Itajaí, e tem entrada franca.

A iniciativa realiza-se em parceria com a programação cultural do 3º Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina (CIPPAL), promovido pelo Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Univali.

Sobre o artista palestrante

Chico Saraiva é nascido no Rio de Janeiro e cresceu na cidade de Florianópolis. Estudou violão popular na Unicamp e ao longo do curso de graduação é gestado o repertório e linguagem registrada em seu CD de estreia “Água” (MCD/1999) que, ao lado do nascimento do grupo “A Barca”, estabelece dois marcos fundamentais para carreira dele.

Em 2003, Chico ganhou notoriedade ao vencer o 6º Prêmio Visa de MPB – Edição Compositores. O prêmio permitiu a gravação de seu segundo CD “Trégua” (Biscoito Fino/2003). Lançou em 2009 o CD “Sobre Palavras” (Borandá), projeto em parceria com a cantora Verônica Ferriani e com o letrista Mauro Aguiar, trabalho selecionado pelo Projeto Pixinguinha (Funarte).

Em 2013, apresentou o projeto “Tejo-Tietê”, em parceria com a cantora portuguesa Susana Travassos, gravado em voz e violão, com produção de Paulo Bellinati. Também em 2013, o artista conclui seu projeto de mestrado em Música (na área de “Processos de Criação Musical” ECA/USP), baseado em entrevistas com grandes mestres e intitulado “Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular brasileira”.

Do projeto “Violão Canção” nasceram um livro, lançado em 2019, um filme documentário “Violão-Canção: uma alma brasileira”, e um vídeo-site, interativo e em contínua atualização de materiais, que rompem os limites da academia e dialogam com a trajetória artística de Chico Saraiva. Ele vem ao longo dos anos se apresentando em inúmeros teatros no Brasil e também no exterior, executa sua música ao lado de mestres como Guinga e Francis Hime, bem como com parceiros da nova geração.

SERVIÇO:
Palestra do músico e compositor Chico Saraiva