Evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação reúne mais de 300 pessoas na Praça da Beira-Rio

Ação ocorreu no domingo (06) e contou com sete espaços temáticos com atividades gratuitas
Data de inclusão: 07/11/2022 18:36

O Município de Itajaí reuniu no domingo (06) mais de 300 pessoas em um evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação. A data é comemorada anualmente em 16 de outubro, entretanto, devido ao mau tempo em Itajaí, a ação foi realizada no último final de semana. A iniciativa ocorreu na Praça Genésio Miranda Lins, na avenida Beira-Rio, e contou com sete espaços temáticos que ofertaram atividades gratuitas: Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade, Educação Alimentar e Nutricional, Saúde, Cultura, Gastronomia e Atividade Física.

Durante o evento, foram distribuídos mais de 50 quilos de frutas, 20 quilos de caponata de casca de banana, cinco quilos de sal de ervas, 100 mudas de árvores frutíferas, sementes, buquês de ervas. Ainda foi realizado o plantio de mais de 100 mudas de hortaliças nas oficinas de hortas, bem como ações como pintura facial, música ao vivo, avaliações antropométricas, orientações nutricionais e sobre plantas medicinais, aferição de pressão arterial, iridologia, auto-reflexo com as mãos, questionários de consumo alimentar do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), práticas de atividade física, distribuição de materiais educativos, entre outras ações.

Outra iniciativa lançada no evento foram os infográficos da transição nutricional ocorrida em Itajaí, elaborados pela Secretaria de Assistência Social. Os materiais revelaram dados importantes acerca do aumento do sobrepeso e da obesidade em nosso município na última década.

Uma das participantes da ação, Nair Vieira Machado, de 65 anos, visitou todos os espaços temáticos para conferir as atividades. “Achei o evento muito criativo e bem organizado, um dia diferente e saudável, em que as pessoas aprenderam como se alimentar corretamente desde pequeno”, destacou.

O evento intersetorial foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (COMSEA) e pela Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social. Também participaram do evento as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Agricultura e Expansão Urbana, Instituto Itajaí Sustentável, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação Cultural de Itajaí e SEMASA. Além dos órgãos governamentais, o evento contou com o apoio da UNIVALI, por meio dos Cursos de Nutrição, Gastronomia, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Programa Plante Saúde, da Associação Ação em Saúde, do Centro Acadêmico de Nutrição (CANUT) e da Granja Campos Orgânicos. Ao todo, mais de 70 voluntários contribuíram para a realização do evento.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em mais de 150 países desde 1981. Foi instituído para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), agência especializada da ONU que trabalha no combate à fome e à pobreza, por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola. O intuito de celebrar este dia é trazer a reflexão e conscientizar a população sobre as questões relacionadas à alimentação e nutrição no mundo.

A FAO estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. Enquanto isso, boa parte dos alimentos é perdida, devido às condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte, ou então é desperdiçada na comercialização e, até mesmo, no consumo. O Dia Mundial da Alimentação está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.