Projeto de iniciação profissional contempla cerca de 800 estudantes em Itajaí

Município investiu mais de R$ 1,4 milhão na iniciativa, desenvolvida em parceria com Senai
Data de inclusão: 07/11/2022 15:42

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, encerrou na última sexta-feira (04) mais uma fase escolar do programa de Iniciação Profissional, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, cerca de 800 estudantes de 32 turmas, dos 7º, 8º e 9ºs anos, de várias escolas municipais receberam seus certificados. A cerimônia aconteceu no Centreventos de Itajaí e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Senai e familiares dos estudantes.

As aulas de Iniciação Profissional começaram em março deste ano e seguem até dezembro no contraturno escolar, totalizando 210 horas por turma. Foram investidos pelo Município mais de R$ 1,4 milhão no projeto, o que representa, em média, uma bolsa de mais de R$ 1,5 mil para cada aluno.

“Parabenizo os pais, que tiveram a iniciativa de fazer a matrícula dos filhos nesta edição do programa de Iniciação Profissional. A construção do sujeito passa também pela educação da família. Nesta fase escolar é fundamental os estudantes não ficarem na ociosidade e canalizarem seus esforços na construção do conhecimento”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

A agente de endemias Denise de Souza foi ao evento acompanhar o filho Arthur, que participa há dois anos do programa de Iniciação Profissional. O estudante é autista e a mãe comemora o desenvolvimento do garoto.

“O Arthur tem se desenvolvido muito no estudo e o que ele aprende nas aulas conversa com a gente em casa. Inclusive, disse que já fez amizades na sala e isso é muito importante para a socialização da criança autista. Então, essa parceria entre Senai e a administração municipal é ótima, pois tem pais que gostariam muito que os filhos fizessem cursos como esse, mas não tem condição financeira para pagar. Eu, por exemplo, não teria”, comenta Denise.

Sobre o projeto de iniciação profissional

Desde 2018, o Senai, em parceria com o Município de Itajaí, oferece cursos profissionalizantes a estudantes da rede municipal dos 7º, 8º e 9º anos, no contraturno escolar. Durante o curso, os alunos aprendem sobre Introdução a Comunicação e Postura Profissional, Saúde e Segurança no Trabalho, Introdução ao Empreendedorismo e Inovação I e II, Introdução aos Princípios de Mecânica, Introdução a Informática e Robótica, Eletricidade Básica, Introdução em instalações Elétricas Prediais, Automação Residencial Básica, Jogos Digitais e Introdução à Moda.

O curso tem como objetivos a formação de valores e atitudes, bem como promove e resgata a boa convivência, empatia, bem-estar, solidariedade e otimismo no ambiente escolar, familiar e da comunidade onde o aluno está inserido. Todas as ações são realizadas sem comprometer a seriedade e atenção que os processos de ensino aprendizagem demandam para o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma carreira profissional para os estudantes participantes.

Projeto de iniciação profissional contempla cerca de 800 estudantes em Itajaí