Município lança campanha Itajaí Sem Racismo

Mais de 40 ações integram a programação da iniciativa neste mês de novembro
Data de inclusão: 03/11/2022 18:24

O lançamento da programação e a abertura oficial da campanha Itajaí sem Racismo foi realizado na tarde desta quinta-feira (03), no Gabinete do Prefeito. A ação é uma iniciativa do Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, durante o Mês da Consciência Negra. Neste ano, 45 atividades, como seminários, palestras, apresentações culturais e o Prêmio Simeão, integram a programação do evento.

As ações do mês da Consciência Negra e da campanha Itajaí Sem Racismo têm como foco enaltecer a cultura afro-brasileira presente em Itajaí, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo. A campanha é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi).

“É nossa responsabilidade educar e ensinar às pessoas sobre o respeito ao próximo, independentemente de raça, cor, etnia, credo, peso e idade”, ressalta o prefeito em exercício, Marcelo Sodré.

Durante todo mês de novembro, uma série de atividades, palestras, eventos e formações serão realizadas pelos diversos atores envolvidos com o tema. A intenção é fortalecer ainda mais a comunidade negra de nossa cidade e a promover ações de igualdade racial.

“Apesar do acesso à informação que se tem nos dias atuais, da ampla divulgação e legislação vigente, ainda se faz necessário reforçarmos a importância de combater o racismo na nossa sociedade. As diversas atividades foram pensadas para colocar o tema em discussão e também valorizar a população negra da nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto.

>>> Confira a programação da Campanha Itajaí Sem Racismo

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, juntamente com o Conegi, realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão, cujo objetivo é o de valorizar a atuação do negro na sociedade itajaiense. A solenidade, com apoio da Fundação Genésio Miranda Lins e da Fundação Cultural, será realizada no Museu Histórico de Itajaí, a partir das 19h.

Município lança campanha Itajaí Sem Racismo