Porto de Itajaí registra milésima manobra na área da nova Bacia de Evolução

Giro foi resultado da primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário do complexo
Data de inclusão: 01/09/2022 17:56

Nesta quinta-feira (01), o Complexo Portuário do Itajaí alcançou a marca de 1.000 giros na área da nova Bacia de Evolução. A milésima manobra ocorreu em ré, puxada por quatro rebocadores, e iniciou às 15h com o navio MSC Agrigento, de bandeira do Panamá. A embarcação mede 299,95 metros de comprimento por 48,20 de largura.

O navio veio do Porto de Paranaguá (PR) e seguiu seu trajeto marítimo com destino ao porto de Santos (SP). Segundo o setor de operações, ele operou 2.297 contêineres (TEU’s), que totalizam 34.842 toneladas.

“O sucesso deste projeto certificou a permanência do Porto de Itajaí na competitividade do mercado marítimo, aumentando sua produtividade. Nos últimos anos, o Porto de Itajaí tornou-se um exemplo de gestão portuária pública e municipal, refletindo na importância econômica de Santa Catarina e do Brasil”, comenta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário do Itajaí foi concretizada em 2019, proporcionando a chegada de navios de até 350 metros. A manobra de ré, realizada com o navio “VALOR” de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, ocorreu no dia 16 de janeiro de 2020. O giro foi um marco para Itajaí, já que foi realizado pela primeira vez no Brasil e América Latina.

Localizada na área da Baía Afonso Wippel, a Bacia de Evolução possibilitou que o comprimento máximo de navios no Complexo Portuário saltasse de 306 metros para 350 metros de comprimento, além aumentar a entrada e saída de navios no período noturno, que passou a ser 306 metros. As obras da bacia receberam investimentos de R$ 120 milhões, com recursos do Governo do Estado e do Município de Itajaí. A conclusão só foi possível porque o Município viabilizou um aditivo contratual de R$ 40 milhões para a dragagem.

“Concretizar a primeira fase deste projeto foi uma das maiores conquistas que nós alcançamos para a atividade portuária. Dados estatísticos comprovam a importância econômica do complexo para o progresso de Santa Catarina, proporcionando emprego e renda para a nossa região”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Projeções para segunda etapa

A segunda etapa da Bacia de Evolução está projetada para receber navios de até 400 metros de comprimento por 60 de largura. O projeto possibilitará que o complexo acompanhe a nova realidade do comércio marítimo internacional com a entrada de navios ainda maiores. A obra é estimada em R$ 220 milhões e deve ser custeada pelo Governo Federal.

“Todas as manobras realizadas foram e continuam sendo um grande reflexo das aplicações de investimentos necessários, que transcenderam o sucesso do nosso Porto. Isso torna ainda mais evidente a relevância e a necessidade de nos prepararmos para as obras da segunda etapa, para concretizar de forma definitiva esse projeto estratégico e fundamental para o Porto de Itajaí e para o estado de Santa Catarina”, conclui o superintendente Fábio da Veiga.

Porto de Itajaí registra milésima manobra na área da nova Bacia de Evolução