5ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove formação em cultura popular

Iniciativa é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 15/08/2022 18:51

A 5ª Semana Cultural Lusitana – Contos Portugueses promove nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h45 ou das 13h30 às 17h30, um curso presencial e gratuito para professores da Rede Municipal de Ensino e pessoas de outras áreas interessadas em cultura popular, como folcloristas, artistas, produtores culturais e estudantes. A capacitação será na Casa da Cultura Dide Brandão e já está com vagas preenchidas.

A ação formativa abordará a gastronomia litorânea e portuguesa e jogos e brincadeiras infantis da colonização. Alusivo ao Dia do Folclore (22 de agosto), o curso busca ampliar o contato da população em geral com as tradições, histórias e crenças de seu povo e também capacitar agentes multiplicadores (professores) para que as ações de divulgação e valorização dessa cultura tenham impacto positivo desde a primeira infância.

“A formação abordará diversos aspectos da herança portuguesa na cidade de Itajaí como gastronomia, religião, patrimônio e dança. Gerando conhecimento, dando visibilidade a nossa história, promovendo o intercâmbio entre os profissionais desta área, além de valorizar a cultura do nosso estado”, conta a coordenadora da Semana Cultural Lusitana, Graziela Pereira.

O curso dá direito a certificado de conclusão. Os interessados em seguir com a pesquisa, poderão acessar o site https://culturapopularitajai.com.br como fonte para complementar os estudos. O endereço eletrônico traz diversos conteúdos relacionados à temática com temas históricos, de patrimônio público e folclóricos.

O curso será ministrado pelos professores e folcloristas Graziela Pereira e Luiz Antônio Patrício, sob a supervisão de Ana Carolina Beling Victorino Pereira, em parceria com o Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal da Educação.

5ª Semana Cultural Lusitana

O curso presencial e gratuito de formação para professores integra a programação do projeto 5ª Semana Cultural Lusitana – Contos Portugueses. A proposta cultural conta ainda com mostra de danças que acontecerá em setembro, com mais de dez atrações artísticas de danças e músicas. Estas atrações vêm de Itajaí, Porto Belo, São José e Curitiba. O objetivo é apresentar à população a variedade e a riqueza da cultura portuguesa.

A Semana Cultural Lusitana de Itajaí tem patrocínio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais informações sobre as ações do projeto estão disponíveis no Instagram projeto @culturapopularitajai.

5ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove formação em cultura popular