Município de Itajaí realiza o I Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento ocorrerá na Univali nesta terça-feira (09)
Data de inclusão: 08/08/2022 18:56

O Município de Itajaí realiza o I Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional nesta terça-feira (09). O evento será realizado nas dependências da Univali, a partir das 8h30, no bloco F2, auditório III. Para participar gratuitamente, basta realizar a inscrição através do site: www.univali.br/eventos. Haverá emissão de certificado aos participantes.

“O Simpósio discutirá a importância da intersetorialidade nas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, como estratégia de fortalecimento do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e efetivação das ações voltadas à consecução do Direito Humano à Alimentação Adequada, além de abordar temas como agroecologia, pesca artesanal, produção orgânica de alimentos e sustentabilidade”, ressalta Elinia da Silva Mateus Marsango, presidente da Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Caisan).

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Comsea), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Itajaí, o curso de Nutrição da universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Centro Acadêmico de Nutrição (Canut).

“Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimento do mundo, uma parcela significativa da população não tem acesso aos alimentos básicos, sendo que as situações de insegurança alimentar e nutricional incluem problemas como fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação, consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde, estrutura de produção de alimentos predatória em relação ao ambiente natural ou às relações econômicas e sociais, alimentos e bens essenciais com preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitam a diversidade cultural”, finaliza a coordenadora do curso de nutrição da Univali, Joanna Sievers.

Confira a programação do evento:

8h30 às 8h45 - Recepção e acolhimento
8h45 às 9h - Mesa de abertura
9h às 9h30 - “Atuação do Nutricionista nas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional”
9h40 às 10h10 - “Agroecologia: Políticas públicas e práticas em agricultura urbana, compostagem e Segurança Alimentar e Nutricional”
10h10 às 10h30 - Fruit break
10h40 às 11h10 - “A contribuição da pesca artesanal para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”
11h20 às 11h50 - “Alimentos orgânicos e sustentabilidade”
11h50 às 12h - Encerramento