Município de Itajaí lança sistema para ajudar mulheres vítimas de violência

Módulo está disponível dentro do aplicativo Conecta.í
Data de inclusão: 02/08/2022 18:26

Nesta quarta-feira (03), o Município de Itajaí inaugura o sistema “Rede de Apoio à Mulher”, no Gabinete do Prefeito. Com o objetivo de auxiliar mulheres, o trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Secretaria de Saúde através da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí. A cerimônia ocorre às 14h.

O sistema propõe o monitoramento de vítimas da violência em possível situação de risco. Através dele, é possível acionar a Guarda Municipal de forma rápida e segura no módulo criado dentro do aplicativo Conecta.í. O sistema está disponível tanto para Android quanto IOS e pode ser encontrado na loja de aplicativos de forma gratuita.

Além disso, também foi criada uma solução no Portal GeoItajaí, que disponibiliza dados sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência, como as unidades da rede de saúde, serviços de assistência social, segurança pública dentre outros órgãos e serviços

"Esse portal vem com o objetivo de informar as pessoas, para que elas saibam quais são os canais para realizar as denúncias", destaca Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia.

O lançamento faz parte da programação do Agosto Lilás, promovida pelo Município de Itajaí. A iniciativa é uma forma de levar informação às mulheres e contribuir para romper o ciclo de violência. A campanha busca dar maior visibilidade ao assunto e promover debates com toda a sociedade. A ação é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Sedac) e pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

“Essas novas ferramentas com certeza vão somar nas ações desenvolvidas pelo município no combate a violência contra a mulher e serão de grande valia para fazermos a diferença em Itajaí”, finaliza o secretário municipal de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto.

Município de Itajaí lança sistema para ajudar mulheres vítimas de violência