Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno

Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves
Data de inclusão: 27/06/2022 17:15

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça os cuidados com doenças respiratórias. Além da Covid-19, a transmissão da gripe influenza e de resfriados é mais comum nessa época do ano. A população deve ficar atenta aos sintomas, intensificar as medidas preventivas e buscar atendimento sempre que necessário.

Em caso de sintomas gripais leves, como tosse, coriza, febre moderada, dor no corpo e cansaço, os cidadãos devem buscar as unidades básicas de saúde localizadas nos bairros. Os chamados postinhos contam com atendimento médico, agendamento de testagem em laboratórios conveniados e fornecimento de medicação.

Caso apresente sintomas moderados a graves, como febre alta e dificuldade para respirar, o morador deve buscar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no bairro Cordeiros ou junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente.

“Pedimos que a população fique atenta a essas orientações para evitar sobrecarregar as UPAs do município. Casos leves podem receber atendimento e tratamento mais rápido nas unidades de saúde”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

UPA Cordeiros passará a coletar testes de Covid-19

A partir da próxima segunda-feira (04), a UPA do Cordeiros também passará a coletar testes de Covid-19. A organização das salas de coleta e o treinamento dos servidores já começaram. O horário de atendimento será das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana.

A Secretaria de Saúde de Itajaí orienta ainda que a população siga com as medidas de prevenção às doenças respiratórias: lavar frequentemente as mãos ou usar de álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e o esquema vacinal contra Covid-19 e a influenza em dia, bem como reforçar o uso de máscara e manter o isolamento social se tiver sintomas gripais. Em caso de sintomas, procure atendimento médico para receber o tratamento adequado. 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno
Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí