Porto de Itajaí recebe quarta atracação de navio com veículos em 2022

Foram recebidos 737 automóveis, incluindo modelos BMW e um Mustang
Data de inclusão: 22/06/2022 18:12

O Porto de Itajaí recebeu nesta quarta-feira (22) a quarta atracação de navio com veículos importados em 2022. O navio de cargas (Roll On Roll Off) trouxe a bordo 737 veículos de diversos modelos BMW e um Mustang. O peso total dos automóveis é de 1.477.292 quilos. Somente neste ano, o Porto de Itajaí recebeu 2.363 veículos importados por meio de navios de carga.

O navio California Highway veio do Porto de Cartagena, na Colômbia, e possui bandeira do Panamá. Após deixar os veículos, a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao Porto de Paranaguá (PR), onde concluirá suas escalas. A última atracação com esse sistema foi realizada no dia 25 de maio, com o navio Florida Highway. As duas embarcações executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória.

“É com muito orgulho e satisfação que o Porto de Itajaí adere a este tipo de sistema. Hoje já somos referência nacional neste tipo de operação e considera-se também o desempenho logístico necessário para algo deste porte. Essa operação colabora para intensificar a economia regional, estadual e nacional. Como não se pode deixar de considerar, essa operação se dá com a ajuda de todo um trabalho em equipe, desenvolvido com capacitação, atenção e comprometimento”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Durante a descida dos carros até o pátio, a operação pode levar até cinco horas, de acordo com a quantidade de veículos a serem retirados da embarcação. “Diretamente da área pública, os veículos da montadora saem cuidadosamente e são conduzidos por agentes da área portuária. Trata-se de uma união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional. Pretendemos continuar recebendo mais veículos utilizando deste tipo de operação”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Após o desembarque, os veículos são deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde passam por vistoria. Após vistoriados, os automóveis são embarcados em caminhões-cegonha e destinados para outras cidades e estados do país.

Porto de Itajaí recebe quarta atracação de navio com veículos em 2022