Unidades escolares celebram os 162 anos de Itajaí com atividades diversificadas

CEI Regiane Mara da Luz, do Dom Bosco, promoveu a Marejadinha
Data de inclusão: 14/06/2022 14:28

Para celebrar os 162 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí, unidades da Rede Municipal de Ensino promoveram ações para a comunidade escolar. A 1ª edição da Marejadinha do Centro de Educação Infantil (CEI) Regiane Mara da Luz, do bairro Dom Bosco, foi uma das atrações. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (13) com a presença do Rei e da Rainha da festa, eleitos no último dia 30. A ação teve ainda sardinha na brasa, hambúrguer de tilápia e apresentações culturais.

“O CEI Regiane e toda sua equipe estão de parabéns por tamanha dedicação ao organizar essa linda festa. É muito gratificante ver as crianças aprendendo desde cedo sobre as tradições da nossa cidade. Aproveito para convidar a todos para acompanharem programação de aniversário do Município, que está bastante recheada”, ressaltou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas, do bairro Cabeçudas, os 116 alunos da unidade realizaram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala como uma forma de homenagear Itajaí. Já o CEI Ana da Silva Fontes, do Cordeiros, levou várias atrações para dentro da unidade: visita dos artistas Augusto Raio e Nilson José, que fizeram uma exposição das suas obras; apresentação teatral com o grupo Tartarugas de Mamão; e palestra sobre preservação do fundo do mar com apoio do CEPSUL (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul).

Também no bairro Cordeiros, os professores do CEI Professora Cássia Maria Schnaider Soares prepararam vivências e experiências para que as crianças pudessem conhecer um pouco mais sobre a história de Itajaí e, assim, despertar nelas o orgulho e o carinho pela cidade. Nesta terça-feira (14), véspera do aniversário do município, foi organizado um almoço português, com decoração confeccionada pelas professoras da unidade e também apresentação do peixe mais comum dessa época, a tainha, que foi preparado pelas merendeiras do CEI.

“As tainhas foram doadas pela empresa de pescados FEMEPE, que prontamente abraçou nosso projeto de comemorar o aniversário de Itajaí e incentivar o consumo de peixe, em especial da tainha, tão comum nesta época do ano. A tarde foi cantado um parabéns bem animado com um bolo cenográfico e servido em seguida o bolo que já contempla o cardápio da alimentação municipal”, explicou a diretora da unidade, Daisy Bacca.

Já no CEI Dayana Maria de Souza, do bairro Cidade Nova, as turmas dos Jardins II e Pré realizaram apresentações para as famílias. Teve dança folclórica da banda Tarrafa Elétrica com a participação das crianças representando os principais personagens da cultura açoriana: Boi de Mamão, Bernunça e Maricota. Após, a professora de Múltiplas Linguagens, Sabrina Machado, declamou a poesia de sua autoria, "Lugar de Peixe e Poesia". E, no encerramento, as turmas dos Jardins II desfilaram e resgataram alguns personagens importantes da cultura açoriana (portugueses, alemães, japoneses, marinheiro, pescador, entre outros). As turmas do Berçário e do Jardim realizaram exposições nos espaços do CEI, com produções artísticas de suas autorias.

Escolas prestam homanegens

As comemorações também se estenderam pelas escolas do Município. Na Escola Cívico-Militar Melvin Jones, do bairro Cordeiros, teve homenagem cívica com a execução do hino de Itajaí, que também foi apresentado em libras pelos alunos do 5º ano. Houve ainda apresentação da peça "Nossa História Começa Assim", que mostrou a história de Itajaí através de sons, imagens e artes cênicas, exaltando a culinária peixeira, como o pirão d'água com charuto (prato indígena) e o pirão d'água com linguiça (prato açoriano).

“Foi muito interativa a peça. Os personagens serviram bolinhos e casquinhas de siri para os convidados e o ponto alto foi a chamada dos descendentes de todos os povos que construíram Itajaí: indígenas, açorianos, africanos, alemães, italianos, nordestinos e haitianos. Ao final, todos juntos exclamaram o nosso linguajar ‘pexerês’ com a famosa frase: ‘se quesh quesh, se não quesh dish’”, ressaltou o professor de história, Valmir Cardoso.

Os alunos da escola Judith Duarte, da Itaipava, também entraram nas comemorações de aniversário com a apresentação de poesia musical “Entre o rio e o mar… Uma história para encantar”. O evento envolveu aproximadamente 200 estudantes. Já os alunos da Escola Básica Ariribá, da Praia Brava, visitaram alguns pontos turísticos de Itajaí, como a igreja Matriz, o Mercado Público e o Museu Histórico, e relataram tudo no jornal da escola, que neste mês foi alusivo aos 162 anos de Itajaí. Para conferir, faça o download no final da matéria.

Unidades escolares celebram os 162 anos de Itajaí com atividades diversificadas

Arquivos Relacionados