Exposição fotográfica A Baleeira Açoriana está aberta à visitação na Casa da Cultura

Mostra segue na Galeria Mauro Caelum até 09 de junho
Data de inclusão: 03/06/2022 19:19

Itajaí recebe, neste mês, durante a programação do aniversário de 162 anos da cidade, a exposição fotográfica A Baleeira Açoriana, de autoria do arquiteto Joel Pacheco, por meio do projeto “Açores – Conhecer é Viver!”. Na quinta-feira (02), aconteceu a abertura da mostra artística, que segue até a próxima quinta-feira (09), na Galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura Dide Brandão.

Durante a abertura, prestigiada por autoridades, artistas e visitantes, o autor falou sobre o processo criativo e o que o inspirou a realizar a mostra fotográfica. A proposta nasceu a partir de uma viagem aos Açores, onde ele visitou e fotografou as nove ilhas do arquipélago e acompanhou uma regata de baleeiras na cidade de Horta, Ilha do Faial, durante as festas da Semana do Mar. Pacheco investigou o surgimento, a produção e a utilização da baleeira no arquipélago açoriano e também na orla de Santa Catarina.

De acordo com o arquiteto, ele encontrou muitas semelhanças e diferenças, sendo que as peculiaridades mais visíveis estão nas técnicas de feitio, desde a madeira até as medidas utilizadas. “Agradeço pela oportunidade de trazer este trabalho para Itajaí, me sinto muito honrado, estou muito feliz de poder participar deste projeto e evento”, destacou Pacheco.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, disse que a mostra tem tudo a ver com o mês de aniversário de Itajaí, pois traz à tona elementos da história e da identidade da população, o seu modo de ser e de agir. “A exposição traz um olhar com elementos fortes para a nossa cidade. A história de Itajaí está alicerçada nas águas, ao mar, ao rio. As pessoas vão se identificar e reconhecer questões do nosso cotidiano”, comentou Weber.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, também enalteceu o trabalho exposto: “Muito importante termos trabalhos assim, para as pessoas olharem, se identificarem e as novas gerações criarem vínculos e valorizarem a cultura local e regional”, afirmou.

A exposição conta com 21 registros fotográficos e 02 réplicas de baleeiras. O projeto Açores é uma realização do Grupo ND, que conta com patrocínio do SINEPE/SC e apoio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.