Secretaria de Educação promove palestra sobre diversidade

Encontro com o professor e mestre Marcos Canetta ocorreu nesta quinta-feira (26)
Data de inclusão: 26/05/2022 16:15

A Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas (DEIN) e do Programa da Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying, promoveu na tarde desta quinta-feira (26) a palestra “A Diversidade como Instrumento de Mudança: Da Alienação à Razão”, com o professor, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pelo IPT, de Portugal, Marcos Canetta. O encontro foi no auditório da Secretaria.

Os participantes foram recepcionados pelo Grupo Cambaqui, formado por professores da Educação Integral, da Escola Básica Aníbal César. Outras duas apresentações de dança, do estudante Noah Henry Correia Leite, da Escola Básica Maria Dutra Gomes, e da Rainha da Beleza Negra de Itajaí, Alexsandra Jacinto, também fizeram parte da programação do evento.

“Quando dialogamos com os estudantes, eles aprendem a respeitar as diferenças desde o início da sua formação. Portanto, a escola tem papel fundamental para a sociedade, ao contribuir para o desenvolvimento de cidadãos que respeitem as diferenças entre as pessoas e que tenham um bom convívio com a comunidade ao seu redor. E a chave de tudo isso é o amor, porque sem ele, não é possível enxergar o próximo e, consequentemente, exercitar o respeito”, destacou a supervisora do programa da Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying, Adriana dos Santos.

O respeito à diversidade é um dos princípios da Constituição Federal e também está presente na Base Nacional Comum Curricular, que o coloca como uma das competências gerais da Educação Básica. O Plano Nacional de Educação (PNE) também reforça a promoção da diversidade e a erradicação de todas as formas de discriminação. No âmbito internacional, a diversidade também está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tanto com relação à igualdade de gênero, quanto à redução da desigualdade no mundo.

“Viemos para promover um debate de desconstrução, de quebra de paradigmas. Precisamos ter a consciência de que muitas vezes, as nossas falas e as nossas ideias machucam. Por isso, precisamos usar a racionalidade para quebrar preconceitos. Ainda existem, em pleno século XXI, pessoas sofrendo preconceitos. Precisamos mudar isso”, falou o professor e palestrante, Marcos Canetta.

“Todos temos nossas identidades civis, religiosas, sexuais, e essas podem sofrer alterações ao longo do tempo. A única identidade que não modifica nunca é a da nossa nacionalidade e da naturalidade. Tardes como esta são excelentes oportunidades para provocarmos momentos de reflexão e de conscientização. Que bom que o mundo é diverso e plural”, complementou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

O encontro contou com a participação de representantes da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí, OAB de Itajaí, Centro dos Direitos Humanos de Itajaí, Conselho Municipal da Comunidade Negra de Itajaí e Secretaria de Promoção da Cidadania, além de profissionais da educação e de representantes da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Secretaria de Educação promove palestra sobre diversidade