Escola Cívico-Militar Melvin Jones recebe visita de orientação técnica

Durante o encontro, autoridades puderam conhecer o trabalho realizado na unidade de Itajaí
Data de inclusão: 25/05/2022 14:19

A Escola Melvin Jones recebeu, nesta quarta-feira (25), uma visita de orientação técnica do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Durante o encontro, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Governo do Estado avaliaram o andamento da implantação do programa em Itajaí. A banda da escola também realizou uma homenagem às autoridades e visitantes presentes.

“É uma experiência extraordinária para nossa cidade ter essa nova vivência de uma escola cívico-militar. A ideia, antes de ser encaminhada ao Governo Federal, já era pensada em 2017. Isto nos fez um dos primeiros adeptos do PECIM. Por já ser uma ideia nossa, quando possível imediatamente nos inscrevemos no projeto nacional. Hoje, após o aumento da classificação, vemos a evolução e o pioneirismo do projeto”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, durante o encontro.

O capitão Francisco Filho, oficial da Gestão Escolar em Itajaí, comentou sobre os objetivos da escola e, também, a influência do programa na metodologia escolar. “O objetivo da Escola Básica Melvin Jones é ser reconhecida dentro de um programa nacional de educação com gestão de excelência na área educacional, didático-pedagógica e administrativa. Capaz de oferecer educação integral, de qualidade e gratuita, baseada em civismo, dedicação, honestidade e respeito. Valores essenciais para aprimorar a formação de todos os alunos e a educação como um todo em nosso país”, completou o capitão.

Itajaí aderiu ao programa em 2020

A assinatura de cooperação para a Escola Melvin Jones fazer parte do PECIM ocorreu em 2020. Atualmente, a unidade localizada no bairro Cordeiros conta com estrutura corporativa completa, tendo à frente da gestão uma diretora e uma vice-diretora adjunta, bem como uma secretaria escolar com dois servidores e um oficial de gestão escolar nomeado pelo Ministério da Defesa. A escola possui ainda uma divisão de ensino com uma supervisora escolar e 21 professores.

Além disso, a Escola Cívico-Militar Melvin Jones dispõe de uma biblioteca ampla e dois laboratórios funcionais, de ciências e de informática. A manutenção da estrutura é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 597 alunos estudam no local.

Durante a visita, foram anunciadas mais melhorias na estrutura da escola. Será realizada pintura interna e externa do centro educacional, ampliação de mais uma sala de aula e a reestruturação dos laboratórios. Também serão recebidos novos instrumentos para a banda escolar e uniformes para os alunos.

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, também esteve presente na visita desta quarta. Ela reiterou o apoio estadual ao projeto cívico-militar em Itajaí e parabenizou a todos pela organização. “É um lindo projeto, guiado não só pelo auxílio das diretrizes federais, mas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação para resgatar valores nas salas de aula”, ressaltou.

Neste mês de maio, a Escola Cívico-Militar Melvin Jones conquistou a certificação nível prata, do PECIM, oferecida pelo MEC. Este certificado é destinado às unidades que realizaram as atividades previstas no planejamento estratégico, colocando em prática tudo que havia sido apresentado em 2021. A Secretaria Municipal de Educação irá a Brasília, no dia 6 de junho, receber a condecoração em solenidade oficial.

Escola Cívico-Militar Melvin Jones recebe visita de orientação técnica