Município de Itajaí realiza atividades em alusão a Semana da Luta Antimanicomial

Durante toda a semana serão realizadas ações de conscientização, atividades e caminhada para marcar a data
Data de inclusão: 17/05/2022 16:29

O Município de Itajaí promove nesta semana diversas ações alusivas à Luta Antimanicomial. As atividades incluem palestras, bazar, rodas de conversa e uma caminhada de conscientização. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Desde o início da semana, os usuários dos CAPS participam de atividades alusivas. Nesta quarta-feira (18), quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o CAPS II realiza uma roda de conversa durante a manhã e uma apresentação cultural no período da tarde apenas para usuários do serviço.

O CAPS AD também participa da programação com ações sobre o tema destinadas aos usuários durante toda a semana. Na quarta-feira, haverá uma sessão de cinema com filme Bicho de Sete Cabeças, às 9h. A partir das 14h, será realizada uma atividade cultural externa para pacientes.

As atividades da semana encerram na sexta-feira (20) com uma caminhada. A saída será às 13h30 do CAPS AD (Rua Alberto Werner, nº 655, bairro Vila Operária) até a praça em frente à Prefeitura de Itajaí. No local da chegada, haverá uma apresentação cultural.

Dia da Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) completa 34 anos de história em 2022. A data marca a realização de um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais, sob impulso da Reforma Psiquiátrica, que questionava a forma de cuidado e também a qualidade dos atendimentos ofertados a pessoas com sofrimento ou transtorno mental. Na sua origem, esse movimento também está ligado à Reforma Sanitária Brasileira, da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Depois de muitas discussões, reformulações e lutas, foi decretada a Lei 10.216/2001 (Lei Paulo Delgado), que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Prioriza-se agora o cuidado dessas pessoas num espaço comunitário de portas abertas, primando pela liberdade e cidadania, para garantir a livre circulação pelos serviços, pela comunidade e município.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial de Itajaí:

Local: CAPS II

Quarta-feira (18/05)
Manhã: Roda de Conversas sobre a RAPS, a partir das 9h30
Tarde: Apresentação cultural, a partir das 13h30 – Exclusiva para usuários do CAPS II

Quinta-feira (19/05)
Manhã: Filme ‘Toc-Toc’, a partir das 9h30
Tarde: Filme ‘Palavras Escritas na Parede do Banheiro’, a partir das 13h30

Sexta-feira (20/05)
Manhã e tarde: Caminhada saindo do CAPS II até a praça em frente à Prefeitura, a partir das 13h30. Após a chegada será realizada uma apresentação cultural.

Local: CAPS AD

Quarta-feira (18/05)