Novo reservatório de água do bairro Limoeiro entra em operação definitiva

Equipamento tem capacidade de 800 mil litros, oito vezes mais do que a reservação total anterior
Data de inclusão: 17/02/2022 15:18

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) colocou em operação o novo reservatório do bairro Limoeiro, uma das obras mais importantes na área de saneamento já realizadas em Itajaí. A torre de 20 metros é um marco na distribuição de água potável na área rural do município e está instalada junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) da localidade.

A construção do equipamento foi concluída no ano passado e até este mês de fevereiro foram feitos todos os testes de estanqueidade para garantir o funcionamento pleno, com segurança nas operações. A metodologia de qualidade incluiu o teste hidrostático, que levou 15 dias para a execução completa e garante a inexistência de vazamentos.

A capacidade do novo reservatório único é de 800 mil litros, oito vezes mais do que a reservação total anterior, que era distribuída entre diversas pequenas unidades, agora desativadas. O Semasa vai realizar a inauguração do novo reservatório, na próxima quarta-feira (23), às 19h, com a presença de autoridades e comunidade local.

De acordo com o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista e ambiental Victor Silvestre, a obra é o pilar inicial da renovação do sistema de tratamento da água captada no Ribeirão Mineral. “Em breve avançaremos com a implementação de uma nova estação de tratamento, aplicando tecnologias ao desenvolvimento do interior de nossas comunidades”, observa.

O novo reservatório já demonstrou sua importância para a região ao prevenir o desabastecimento durante um episódio de turbidez excessiva no ponto de captação, após intensas chuvas, ainda no decorrer do período de testes. Além de impedir todos os prejuízos da falta d’água e da baixa pressão, a unidade proporcionou economia de recursos públicos, já que dispensou a contratação emergencial de caminhões-pipa.

A ETA Limoeiro está localizada na Rua Edmundo Leopoldo Merísio, 4274, esquina com a Rua Mineral.

Novo reservatório de água do bairro Limoeiro entra em operação definitiva