Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna

Programação abre na terça-feira (22), com entrada franca e limitada
Data de inclusão: 16/02/2022 16:21

A Fundação Genésio Miranda Lins e a Fundação Cultural de Itajaí prepararam uma programação especial em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Na próxima terça-feira (22), às 19h, abre, no Museu Histórico de Itajaí, a exposição “Modernismos em Itajaí: reflexos no acervo”, composta por obras e objetos que remetem ao período celebrado. Em seguida, às 20h, ocorre, também no museu, um recital do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues em homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que foi um dos participantes da Semana de 22, com repertório exclusivo do compositor.

A mostra tem curadoria de Evelise Moraes Ribas e Angela Peyerl, com concepção museográfica de Tayná Castro, e ficará aberta à visitação no museu ao longo deste ano. A exposição é composta por obras e objetos de Antônio Nóbrega Fontes, Arnaldo Brandão, Athos Bulcão, Dide Brandão, Dinyz Domingos, Heitor Coutinho, Hilário Fred Voigt, Marilina Bernal, Meyer Filho, Marcos Konder Reis e Osny Schaufert.

A exposição evidencia obras de artistas do acervo do Museu Histórico, que foram influenciados em sua trajetória pelos movimentos modernistas e que trouxeram para suas composições artísticas elementos característicos desses movimentos. Entre eles a preocupação em romper com as regras acadêmicas e apresentar uma arte mais experimental.

Em Santa Catarina, os movimentos modernistas ganharam mais evidência a partir das décadas de 1950 a 1980. A exposição apresenta o valor do acervo salvaguardado no Museu Histórico de Itajaí, tendo nomes nacionalmente reconhecidos e personagens fundamentais para a cena cultural catarinense e nacional.

Na mesma noite de abertura da mostra, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues apresenta, no Salão Nobre Rui Barbosa, um recital em homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos. Entre as peças que compõem o repertório estão a Bachianas Brasileiras nº 5 e nº 4, e Choros nº 1. As obras serão interpretadas pelos músicos, que se apresentam solo e em duo, Eliezer Patissi (Violão), Alberto Damian Montiel (pinao) e Daniele Girardello (violino).

"Villa-Lobos é sem dúvida nosso principal compositor, imprimiu o Brasil em sua música. Sua obra e legado têm forte influência em toda a música brasileira, tanto na música de concerto quanto nas canções, sendo conhecida e interpretada mundialmente", opina Eliezer Patissi, músico e diretor do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues.

Sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna

Modernismo ou Movimento Moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século 20, e seu objetivo era quebrar com o tradicionalismo da época, com experimentos de novas técnicas e criações artísticas. Nas artes visuais, destacou-se a influência dos estilos cubista e expressionista europeus, que traziam carga emocional e vibrante às obras. Na literatura, as temáticas cotidianas e a linguagem coloquial ganharam importância e se opuseram ao rebuscamento acadêmico do parnasianismo e do simbolismo.

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, e constituiu um marco histórico para a arte nacional. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

Serviço
Exposição “Modernismos em Itajaí: reflexos no acervo” e recital em homenagem a Heitor Villa-Lobos
Quando: Dia 22 de fevereiro (terça-feira), exposição (19h) e recital (20h)
Onde: Museu Histórico de Itajaí – Galeria de Arte, Salão Nobre Rui Barbosa – Rua Hercílio Luz, 681, no Centro.

Imagens relacionadas

Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Exposição e recital celebram o centenário da Semana de Arte Moderna
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí