Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí intensifica coleta seletiva nas praias e avenida Beira-Rio

Ação segue até 11 de fevereiro de 2022 para atender à maior demanda da população e garantir a limpeza destes locais
Data de inclusão: 04/01/2022 15:07

As praias de Itajaí e a avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio) tiveram a coleta seletiva intensificada nesta temporada de verão. Uma equipe exclusiva realiza, desde o começo de dezembro, a coleta de recicláveis diariamente, de segunda a sábado, em horário comercial, nas praias do Atalaia, Cabeçudas, Geremias, Brava e na Beira-Rio. A medida garante a limpeza dos locais e atende à maior demanda da população nesta época. A ampliação segue até 11 de fevereiro de 2022.

Durante a temporada de verão a quantidade de resíduos recicláveis aumenta em média 45% se comparada à coleta durante os demais meses do ano. São recolhidas em torno de 60 toneladas a mais mensalmente, sendo que o mês de janeiro é o de maior demanda. Em 2020, esse aumento foi de mais de 80 toneladas no primeiro mês do ano. A empresa Ambiental, responsável pela coleta, recolhe 120 toneladas de resíduos recicláveis por mês, que são encaminhados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz).

Além da intensificação da coleta seletiva, o programa Recicla Itajaí realizou um diagnóstico nas praias, nos meses de outubro e novembro de 2021. O objetivo foi identificar os pontos de maior geração de resíduos e também conhecer os hábitos de segregação nesses locais para atuar de forma mais efetiva.

O Recicla Itajaí já visitou mais de 60 estabelecimentos comerciais nas praias para orientar quanto à separação correta de resíduos e informar os dias da intensificação da coleta seletiva. Além do trabalho com bares e restaurantes, o programa visita, desde março de 2021, a população itajaiense de casa em casa para dar orientações e esclarecer dúvidas sobre a coleta e separação adequada de recicláveis. Já foram visitadas mais de 3.800 residências e 600 condomínios neste período.

Orientações para a coleta seletiva:

- Ter duas lixeiras em casa, uma para o lixo comum e outra para os recicláveis.
- Os materiais recicláveis devem ser higienizados antes de ser descartados para garantir que sejam aproveitados pela cooperativa.
- Os resíduos devem estar bem embalados e ensacados, principalmente vidros quebrados, que devem ser embalados em materiais mais resistentes (caixas de papelão bem lacradas, caixas de leite, garrafas pet) para evitar acidentes com os coletores.

Tipos de resíduos recicláveis que podem ser descartados:

Plásticos: garrafas, embalagens de alimentos ou de produtos de limpeza, potes de cosméticos, tubos e canos, sacos plásticos, etc.
Metais: latas tampas de garrafas, pregos, parafusos, fios metálicos, arames, etc.
Papéis: jornais, revistas, folhas e impressos, caixas de papelão, embalagens longa-visa, embrulhos, etc.
Vidros: frascos, garrafas, vidros de conserva ou de produtos de limpeza, copos quebrados, lâmpadas incandescentes, etc.

Ecoponto 24 horas

Além da coleta porta a porta, o Ecoponto do programa Recicla Itajaí recebe resíduos recicláveis todos os dias, durante 24 horas. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Beira-rio.

O atendimento presencial ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h – somente neste período o local recebe materiais como óleo de cozinha usado de residências, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros) e eletroeletrônicos.

O que pode ser descartado no Ecoponto de Itajaí: vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponja de cozinha usada, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.

Horários da coleta de resíduos nas praias e avenida Beira-Rio:

Coleta comum – até 29/03/2022
Domingo a domingo, duas vezes ao dia (1º turno: 6h - 14h20 e 2º turno: 14h20 - 22h35)

Coleta seletiva – até 11/02/2022
Segunda a sábado, uma vez ao dia, em horário comercial.

_____________________________
Mais informações:
Whatsapp: (47) 99718-5771
E-mail: reciclaitajai@ambiental.sc
Telefone: (47) 2122-7323 

Imagens relacionadas

Itajaí intensifica coleta seletiva nas praias e avenida Beira-Rio
Itajaí intensifica coleta seletiva nas praias e avenida Beira-Rio
Itajaí intensifica coleta seletiva nas praias e avenida Beira-Rio
Itajaí intensifica coleta seletiva nas praias e avenida Beira-Rio
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí