Unidades de ensino de Itajaí entram no clima natalino e promovem atividades alusivas

Celebrações reuniram Papai Noel, distribuição de presentes e até uma cantata
Data de inclusão: 17/12/2021 15:21

O clima de Natal já invadiu as unidades de ensino de Itajaí. Ao longo desta semana, uma série de escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral organizaram celebrações para seus estudantes e famílias, com direito a distribuição de presentes, apresentações artísticas, culturais e musicais.

Na maior unidade da Rede Municipal de Ensino, a Escola Básica Aníbal César, do bairro São Vicente, a direção organizou a Cantata “O Maior Presente”, na quadra esportiva da unidade. Ao todo, 1.500 pessoas participaram da apresentação na noite na última quarta-feira (15), respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Para a cantata de Natal, o grupo Cambaqui, formado por professores da educação integral, compôs cinco canções inéditas que retrataram a história fictícia de Leninha, uma enfermeira que trabalhou na linha de frente para o tratamento da Covid e foi contaminada com a doença. Quando ela estava muito mal, recebeu um milagre. A apresentação, que contou com a participação de estudantes da escola, foi assistida por alguns profissionais da saúde de Itajaí, que foram convidados e homenageados.

“A pandemia dos últimos dois anos nos colocou diante de um abismo. Vivemos momentos de muita incerteza. Contudo, todos temos a certeza de que há quem nos dê assistência nos postos de saúde e nos hospitais. São as pessoas da famosa linha de frente, os profissionais da saúde, sempre dispostos a nos ajudar e aos quais, no evento de hoje, prestamos esta singela homenagem para demonstrar a nossa gratidão”, declarou o professor Renato Capella.

No Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Dilzelena Márcia Teixeira, também do bairro São Vicente, a festa de Natal contou com a participação da Banda Filarmônica, além de apresentações dos 70 alunos da unidade. Ao final do evento, foram entregues presentes do Papai Noel para os estudantes.

“Devido à pandemia todas as famílias estavam bastante ansiosas para retornar à unidade e assistir as apresentações dos filhos. Todos estavam precisando desse momento família e escola”, afirmou a diretora o CEDIN, Bruna Tridapalli.

No Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi, do bairro Fazenda, a festa de Natal envolveu 192 alunos do 1º ao 5º ano e contou com a presença do Papai Noel Valentim, que abrilhantou a noite de segunda-feira (13). As crianças ainda receberam presentes, com o apoio de alguns parceiros.

“Foi gratificante realizar este evento e celebrar junto com os nossos alunos. Ficamos felizes em ver a alegria e o sorriso em cada rostinho”, disse a diretora do grupo escolar, Síntia Nara.

O Papai Noel Valentim também passou pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Adélia Russi, do bairro Dom Bosco. O Bom Velhinho foi recepcionado por 220 crianças, em uma tarde de reflexão sobre valores, diálogo e muita alegria.

“Foi um dia muito especial pra todos nós. Crianças e adultos envolvidos pela magia do Natal, resgatando emoções e a real essência da vida: o amor. Estamos na reta final, com o coração cheio de esperança e fé, de que uma página está sendo virada com louvor, para que um próximo ano chegue recheado de novos sonhos e muito amor”, refletiu a diretora do CEI, Karoline Roncelli.

Já o Centro de Educação Infantil (CEI) Antonieta Moreira dos Santos, do bairro Imaruí, transformou a biblioteca na casa do Papai Noel. O espaço virou um estúdio e as 160 crianças da unidade puderam tirar fotos e receber presentes do Bom Velhinho. O CEI ainda acendeu luzes de Natal e realizou apresentações dos alunos.