Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos

Mais de 700 quilos do material foram coletados em novembro
Data de inclusão: 10/12/2021 15:29

O Ecoponto de Itajaí bateu mais um recorde no mês de novembro. Cerca de 710 quilos de pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram descartados no local. Em relação a outubro, foi registrado um aumento de 81,5% no recolhimento deste tipo de resíduo e, ao longo do ano, quase três toneladas desses materiais foram coletados no Ecoponto.

A estrutura integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio.

O Ecoponto recebe eletrodomésticos e eletroeletrônicos como televisores, celulares, torradeira, micro-ondas, liquidificador, centrífuga de roupas, impressora, teclado, mouse, entre outros. O material deve ser entregue durante o atendimento presencial do Ecoponto, que é realizado de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Descarte de resíduos gera renda para famílias itajaienses

Os materiais recicláveis descartados no Ecoponto de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz) e para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

“O Ecoponto, além de contribuir com a redução dos impactos ambientais, está auxiliando no impacto social com a geração de renda para diversas famílias que trabalham na separação desses resíduos”, explica Marli Martins, presidente da Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale).

No caso dos eletroeletrônicos, é realizada uma triagem na Reciclavale. Alguns itens passam a ser reutilizados e parte deles, como pequenas peças, são comercializadas na loja multimarcas da Cooperativa, localizada na Avenida Mário Uriarte, 98, bairro Cordeiros.

O que pode ser descartado no Ecoponto de Itajaí:
Vidros
Plásticos
Metais
Papéis
Óleo de cozinha usado de residências
Pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos
Esponjas de cozinha usada
Lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros)
Pilhas e baterias

Horário de funcionamento:
24 horas, todos os dias da semana
Atendimento presencial para entrega de resíduos: segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h 

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos
Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos
Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí