Comsea de Itajaí realiza eleição de representantes não governamentais

Fórum eletivo do conselho acontece remotamente nesta sexta-feira (03)
Data de inclusão: 02/12/2021 16:13

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Comsea) realizará nesta sexta-feira dia (03), às 9h30, o Fórum Eletivo dos Representantes Não Governamentais para composição da gestão 2021-2023. O evento é gratuito e direcionado à sociedade civil.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, nesta edição, o fórum será realizado remotamente, por meio da plataforma Jitsi Meet. Para participar da eleição, basta que as entidades interessadas acessem o link https://jitsi.itajai.sc.gov.br/comsea, na data e horário estabelecidos.

Entidades que tenham interesse em participar, mas não dispõem de acesso ao computador e/ou internet, deverão entrar em contato com o conselho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (setor de Segurança Alimentar e Nutricional), das 13h às 19h, ou pelo e-mail comsea.itajai@itajai.sc.gov.br, para que sejam viabilizados os recursos necessários para participação da entidade.

A eleição deverá indicar as entidades ou setores não governamentais para ocuparem cada uma das 10 representações da sociedade civil junto ao Comsea. O mandato dos conselheiros é de dois anos.

Para a representação no Comsea de Itajaí, a entidade interessada deverá desenvolver ações ligadas à Segurança Alimentar e Nutricional, tais como movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações de classes profissionais ou empresariais, instituições religiosas, instituições de ensino, associações comunitárias, entidades de portadores de patologias ou prestadores de serviços de assistência social vinculados à família, entre outros. A escolha das entidades ocorrerá por consenso entre os participantes e, havendo número maior de entidades interessadas do que o número de vagas disponíveis será realizada votação entre os presentes.

“Todos nós somos responsáveis pela construção de um país melhor, sendo que a participação social é fundamental na construção das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente neste momento de pandemia que estamos vivenciando, com o aumento da insegurança alimentar provocada pela crise econômica em nosso país”, reforça a secretária de Assistência Social, Neusa Maria Vieira Geraldi.

“A próxima gestão terá o desafio de auxiliar na efetivação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, que foi construído pela Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Caisan), a partir das deliberações da população na 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí”, ressalta a presidente da Caisan, Elinia da Silva Mateus Marsango.

O Comsea

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é um órgão consultivo que promove ações conjuntas para elaboração de políticas públicas que visam à garantia do direito humano à alimentação. Também é responsável por articular, acompanhar e monitorar a implementação e a convergência das ações inerentes à Política e ao Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e o zelo pelo direito humano à alimentação adequada.

O conselho é integrado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com reconhecida atuação na defesa do direito humano à alimentação e relevância social no que se refere à Segurança Alimentar e Nutricional. Em Itajaí, o Comsea foi instituído há 18 anos, por meio da Lei Municipal nº 3.990/2003. Ao todo, são 15 representantes, sendo 2/3 (10) da sociedade civil e 1/3 (5) representantes governamentais.

(47) 3248 0800 / Ramal: 228 com Elinia