Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí é reconhecida como exemplo em Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU

Aplicativo MovItajaí e moeda digital AYR foram apresentados em painel sobre clima e sustentabilidade na COP26
Data de inclusão: 05/11/2021 16:47

Itajaí foi citada como modelo de sustentabilidade na Conferência COP26 sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (05), na Escócia. A causa é o aplicativo MovItajaí, sistema de recompensas para o cidadão deixar seu veículo em casa e escolher opções sustentáveis de mobilidade, como o transporte público, a bicicleta e também caminhadas.

A moeda digital AYR, que pode ser acumulada e trocada por vantagens e estabelecimentos da cidade, foi apresentada em uma conferência da União Europeia sobre Clima e Finanças Sustentáveis: mercado de carbono. Ao lado da cidade portuguesa de Matosinhos, Itajaí foi lembrada como exemplo de implantação de medidas para a redução de emissão de carbono.

“É um grande orgulho ver Itajaí colocando o Brasil no mapa global da sustentabilidade. O MovItajaí é uma iniciativa que alia inovação com nossa proposta de cidade. O Município investe em uma revolução na mobilidade urbana que vai além da abertura de novas ruas e avenidas com a ampliação da malha cicloviária e melhorias e alargamento de calçadas acessíveis”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

MovItajaí já evitou 2 toneladas de carbono
Disponível para downloads em Android e iOS, o MovItajaí já evitou a emissão de duas toneladas de carbono na atmosfera com os deslocamentos dos mais de 1.840 usuários cadastrados. Desde o lançamento no Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, foram 2.750 downloads. As conversões dos deslocamentos para a moeda AYR estão disponíveis. Até esta sexta-feira (05), 53,9% das trocas foram de bicicleta, 37,2% a pé e 8,8% nas linhas de ônibus.

Em novembro, o Município de Itajaí dará início à campanha no comércio local para fixar as parcerias com os empresários. A expectativa é que a moeda digital se converta em descontos e vantagens na cidade ainda este ano.

Itajaí é a primeira cidade na América Latina a fazer parte do ecossistema apoiado pelo Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela gigante da tecnologia Google, junto com cidades como Nova York (EUA), Copenhague (Dinamarca) e diversas localidades de Portugal. Recentemente, a plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria Lifestyle.

A iniciativa do aplicativo une esforços das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Tecnologia, em parceria com órgão europeu CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Maior evento global sobre o clima
A COP26 é organizada pela Nações Unidas e reúne líderes de todo o mundo para discutir o aquecimento global. Como maior e mais importante encontro sobre eventos climáticos no mundo, a conferência reúne quase 200 países em mesas e reuniões para discutir soluções sobre a crise climática. O evento sediado em Glasgow, na Escócia, iniciou no último domingo (31) e segue até a próxima sexta-feira (12). 

Imagens relacionadas

Itajaí é reconhecida como exemplo em Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU
Itajaí é reconhecida como exemplo em Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí