Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí completa seis meses de funcionamento com aumento no descarte de resíduos

Crescimento de mais de 300% demonstra a adesão da população à reciclagem
Data de inclusão: 05/11/2021 14:35

O Ecoponto de Itajaí completa seis meses de funcionamento com um aumento expressivo na coleta de resíduos de papel, vidro, metal, plástico e óleo de cozinha. O crescimento foi de mais de 300% em outubro (33,72 m³) em relação ao mês de maio (8,40 m³), quando o local foi instalado na cidade. Em setembro foi registrado o maior aumento: 42,12 m³ coletados, 400% a mais no comparativo com maio.

Os dados confirmam a boa adesão da população à reciclagem e às práticas sustentáveis. O Ecoponto integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, com o objetivo de tornar a cidade referência na separação dos resíduos.

A quantidade de resíduos coletados para reciclagem no Ecoponto Itajaí nos primeiros seis meses de funcionamento atingiu a marca de 189,96 m³ referente ao vidro, papel, metal, plástico e óleo de cozinha. Os resíduos com maior volume de descarte neste período são os de papel (81,60 m³), seguidos pelos resíduos de plástico (60,48 m³) e de vidro (36,84 m³).

Instalado em frente ao Centreventos de Itajaí, o Ecoponto também recebeu nesses seis meses de funcionamento 1.268 lâmpadas, 467,77 quilos de pilhas, 71,71 quilos de tampinhas e 2 toneladas de eletroeletrônicos.

“A quantidade de resíduos recicláveis entregue no Ecoponto de Itajaí só cresce e esse aumento contínuo indica que a população está tomando conhecimento da separação dos resíduos domiciliares, por meio do trabalho do programa, e está disposta a contribuir para a destinação correta destes resíduos”, destaca a coordenadora do Recicla Itajaí, Mauana Ravadelli.

População aprova iniciativa

Para o morador Ariadner Begnini, o Ecoponto de Itajaí facilitou o descarte de resíduos recicláveis. “Eu tinha dificuldades de encontrar pontos apropriados para o descarte de alguns materiais. Sempre ficava na dúvida de onde levar. Com o Ecoponto a rotina da separação ficou bem mais fácil, sem falar que o contêiner está localizado em uma região de fácil acesso e de conhecimento do público”, destaca.

Como funciona o Ecoponto

O Ecoponto de Itajaí funciona todos os dias, durante 24 horas. O atendimento presencial ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h – somente neste período, o local recebe materiais como óleo de cozinha usado de residências, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros) e eletroeletrônicos.

Os materiais descartados no Ecoponto de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService e a ONG Amor Animal.

____________________
Informações adicionais:
https://www.ambiental.sc/cidades/itajai/

reciclaitajai@ambiental.sc
https://www.instagram.com/reciclaitajai
Whatsapp: (47) 9 9718-5771

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí completa seis meses de funcionamento com aumento no descarte de resíduos
Ecoponto de Itajaí completa seis meses de funcionamento com aumento no descarte de resíduos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí